quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Política/Novo Fôrum de Partidos Políticos e Movimentos  apela  forças políticas da Nação à se enveredarem pela via das urnas para alcançar o poder

Bissau,10 fev 22(ANG) – O Fôrum de Partidos, Personalidades e Movimentos contra a tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro, apela a todas as forças políticas da Nação à se enveredarem pelo caminho das urnas como única via para alcançar o poder, em eleições democráticas, livres, justas e transparentes.

“Como na política nada acontece por acaso, estamos a crer que o grupo de homens armados envolvidos no assalto falhado, no dia 01 de fevereiro, estarão à soldo da causas e de pessoas que, a seu tempo, a justiça guineense esclarecerá e responsabilizará”, sublinhou o Forum em comunicado lido numa conferência de Imprensa pelo Porta-voz do grupo, Vitor Pereira.

 Os partidos, personalidades e movimentos integrantes desse Fôrum crêem que há espaços e pontes suficientemente disponíveis para que se estabeleçam diálogos construtivos e que são as únicas vias legítimas para  se alcançar  a paz que o nosso Povo guineense.

O Fórum recomenda que  se  as instituições repúblicanas previstas na Constituição não forem suficentes, que criem canais e alternativas credíveis e sérias onde os guineenses possam livremente discutir o seu destino comum.

Segundo comunicado, o Fôrum diz estar atento “às mentiras” que têm constituído a narrativa do PAIGC relativamente à esta crise, escudando-se na eventual vinda de uma força de estabilização para o país.

Acrescenta que  o   PAIGC  é agora  contra   uma matéria de exclusiva competência dos órgãos da soberania, quando num passado recente, era o partido que mais defendia, politizava e utilizava essa questão ao seu favor.

O Fôrum felicita a recente cimeira dos Chefes de Estados e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da Ár«frica Ocidental(CEDEAO), na qual foi recomendada  a eventual vinda de uma força de estabilização ao país.

Constituem o recém criado Fôrum de Partidos, Personalidades e Movimentos contra Tentativa de Golpe de Estado de 01 de Fevereiro, os partidos -  Movimento para Alternância Democrática(Madem G15), Partido da Renovação Social(PRS), Assembleia do Povo Unido(APU-PDGGB, Partido da Nova Democracia(PND), Resistência da Guiné-Bissau(RGB) alguns Movimentos e Personalidades nacionais.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário