quinta-feira, 10 de abril de 2014

Eleições gerais


Chefe dos observadores da CEDEAO apela “espírito de solidariedade” aos integrantes da missão

Bissau, 10 Abr 14 (ANG) – O chefe dos Observadores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (MOA-CEDEAO) as eleições gerais de 13 de Abril próximo no país apelou hoje aos integrantes da Missão a observarem o “espírito de solidariedade” aceitando as eventuais dificuldades que possam encontrar no terreno.

Num encontro tido com os mais de 200 elementos da MOA-CEDEAO, Amos Sawyer ironizou ao lembrar a estes, por exemplo, que as zonas em que serão desdobrados não possuem hoteis  de 5 estrelas  e, por isso mesmo, devem ter no espírito que estão a representar uma organização que desde a primeira hora esteve ao lado da Guiné-Bissau emprestando-lhe a sua solidariedade enquanto país membro com problema.

“Por outro lado, vão acompanhar a distribuição dos cartões de eleitores que por ora não foram levantados pelos seus titulares e atentar-se nas campanhas eleitorais”, indicou o chefe da MOA-CEDEAO que os adverte da grande responsabilidade que recai sobre eles .

Amos Sawyer lembrou que se a Guiné-Bissau não consolidar sua democracia e promover a boa governação, isso vai afectar o país, mas também afectará a própria CEDEAO. “É preciso tratar a parte doente para que o corpo esteja são”, ilustrou enaltecendo o grande serviço que estes vão prestar a este país membro da organização sub-regional.  


Segundo uma nota de imprensa, A MOA-CEDEAO constituída por membros do Tribunal de Justiça, parlamentares, Organizações de sociedade civil entre outros dos Estados membros da organização, tem por objectivo assegurar o bom desenrolar do processo eleitoral de 13 de Abril próximo, para torna-las livres, transparentes e credíveis.

Os observadores serão despachados ainda hoje nas 8 regiões administrativas do país e, obviamente, alguns irão permanecer na capital, tendo como objectivo essencial, observar e seguir todas as operações pré-eleitorais, eleitorais e pós-eleitorais do escrutínio e, posteriormente, pronunciar sobre como tudo desenrolou.


ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário