terça-feira, 8 de abril de 2014

Saúde Pública


Ministério da Saúde Público declara que não foi detectado nenhum caso de infecção por èbola no país

Bissau, 08 Abr 14 (ANG) – O Ministério da Saúde Publico (MSP), anunciou hoje, através de um comunicado dirigido à Imprensa, que até a data presente não foram registados nenhum caso da doença do vírus Ébola no país, que actualmente esta a provocar vitimas mortais na Guiné-Conacri.

O comunicado recomenda aos cidadãos guineenses, a adoptar medidas de prevenção necessárias para evitar os riscos de contaminação.

A doença do vírus Ébola, é uma doença infecciosa grave, potencialmente fatal, os sintomas comuns são febre, vómitos, diarreia, dor generalizada ou mal-estar e sangramento, por vezes, interno e externo.

O intervalo de tempo entre o início dos sintomas até à eventual morte é geralmente de dois a vinte e um dias.

O mesmo documento revelou ainda que a doença Ébola,  se transmite por contacto directo com o sangue, fluidos corporais e tecidos de sujeitos infectados, provocando febres hemorrágicas que podem ser fatais.

Segundo as orientações deste Ministério, lavar as mãos com água e sabão, antes de comer, e depois de usar a latrina .

O ministério avisa que no quadro de prevenção da doença é proibido o consumo e manipulação de carnes de animais de caça especialmente, macaco, morcego, porco de mato e animais encontrados mortos.

Por outro lado, recomenda o consumo de água desinfectada, com três gotas de lixívia de 4,5% para cada litro de água da fonte e uma gota para cada litro da água de torneira, devendo se aguardar 30 minutos antes de consumo destas águas desinfectadas.

O comunicado do Ministério da Saúde recomenda que, em caso de febre, diarreia ou vómitos, ou contacto directo com feridas ou fluidos corporais de uma pessoa com uma doença desconhecida, o afectado deve, de imediato, dirigir-se à uma unidade de saúde. 

ANG/LLA/SG
   

     


Sem comentários:

Enviar um comentário