quinta-feira, 24 de abril de 2014

Direção da Rede Nacional dos Defensores dos Direitos Humanos toma posse

Bissau, 24 Abr. 14 (ANG) – A Direção da Rede Nacional dos Defensores dos Direitos Humanos (RNDDH), foi empossada hoje numa cerimónia realizada na Casa dos Direitos em Bissau e presidida pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta organização, David Vera Cruz.

Na ocasião, o recém-empossado Presidente da organização Fodé Mané a 20 de Dezembro de 2013, qualificou ao respeito aos direitos humanos a nível do pais muito muito abaixo do desejado.

 Afirmou que, uma das formas de defender os direitos humanos é constituir uma Rede capaz de permitir que todas as pessoas que atuam na área, tenham uma proteção.

Por sua vez, o representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos Horta, realçou que a Rede simboliza a determinação e o compromisso em defender e proteger a dignidade da pessoa humana.

“As Nações Unidas, consciente dos riscos relativos ao papel de defensor dos Direitos Humanos no mundo inteiro, adotaram a partir de 17 de Novembro de 2009, a Resolução 53/44, e também a Resolução 69 da Comissão Africana sobre Direitos Humanos e dos povos, documento que protege os defensores dos Direitos Humanos em toda África”, afirmou Ramos Horta.

Em Representação do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Luís Vaz Martins, disse que, a Liga Guineense dos Direitos Humanos, comprometeu-se a promover a entrada da Rede dos Defensores dos Direitos Humanos na Federação Internacional da Liga dos Direitos Humanos (DH) e na Organização Mundial da luta contra Tortura.


ANG/LLA            

Sem comentários:

Enviar um comentário