sexta-feira, 25 de abril de 2014

Combate à Sarampo


Vacinação não atinge  13 mil crianças guineenses, diz relatório conjunto da OMS/UNICEF-2013

Bissau, 25 Abr 14 (ANG) - O Relatório conjunto da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revela que “mais de 13 mil crianças guineenses menores de um ano continuam sem ser vacinadas contra o sarampo”.

De acordo com uma nota de imprensa da UNICEF à que a ANG teve acesso, mais de dez mil não são imunizadas contra a hepatite b, difteria, tosse convulsa e tétano, colocando-as deste modo, em risco de vida.

O referido relatório que acaba de ser publicado, no momento em que se assinala a semana mundial de vacinação – 24 à 30 do mês em curso,  foi ainda mais longe ao indicar que cerca de 1,5 milhões de crianças não imunizadas morrem a cada ano em todo o mundo, por doenças evitáveis através das vacinas.

Por isso, o documento realça a indispensabilidade da imunização, com vista a alcançar a cobertura de “saúde universal”.

O UNICEF e seus parceiros exortam aos pais e aos jovens a se informarem sobre a imunização e a garantirem as suas famílias a protecção, através das vacinas.


Por outro lado, a Organizaçäo das Naçöes Unidas para a Infância aconselha que “sejam feitos os esforços necessários para que a imunização alcance uma cobertura de 100 por cento abrangendo todas as crianças menores de um ano e que estejam disponíveis no país, vacinas recomendas para as crianças, jovens e adultos”. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário