quinta-feira, 10 de abril de 2014

Eleições gerais

UNIOGBIS doa equipamentos às médias nacionais para cobertura eleitoral

Bissau, 10 Abr 14 (ANG) – O Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, presidiu hoje uma cerimónia de entrega de equipamentos de trabalho aos órgãos de comunicação social nacionais, estatais e privados, com vista a cobertura das eleições gerais de 13 de Abril.
Segundo o comunicado da UNIOBIS a que ANG teve acesso, os referidos materiais, compreendem as motorizadas, computadores portáteis, ecrãs suplementares, impressoras multifunções, gravadores digitais, microfones, e auriculares, câmaras de televisão e fotográficas.
Vinte e três órgãos e um conjunto de 63 jornalistas foram abrangidos pela oferta, cuja parte foi esta quinta-feira entregue aos beneficiários devendo a restante ser entregue posteriormente.
A UNIOGBIS informa ainda no comunicado que, nos próximos dias, os referidos órgãos de comunicação social serão dotados de t-shirts distintas, materiais de escritório e um per-diem para a cobertura do acto eleitoral de 13 de Abril.
Os equipamentos doados foram financiados pelo Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz num montante de 200 mil dólares e que cobre três fases, sendo a primeira, entre os dias 1 à 11 de Abril, abrangendo a campanha eleitoral, os debates e tempos de antena, a segunda ao dia das eleições e a terceira após o escrutínio com ênfase na tomada de posse de todos os órgãos da soberania.
 O gesto segundo a UNIOGBIS visa garantir a cobertura da campanha política, do dia do sufrágio e do período pós eleitoral com padrões de ética e independência da parte dos profissionais, na produção de informações rigorosas e objectivas para o pleno esclarecimento da população.
Mais de 700 eleitores guineenses votam no domingo para a escolha de um novo presidente da República e novos deputados. O escrutínio que conta com a concorrência de 13 candidatos presidenciais e 15 partidos políticos marca o fim do período de transição imposto devido ao golpe militar de 12 de Abril de 2012 que afastou do poder o governo do PAIGC.ANG/ÂC/SG





 




Sem comentários:

Enviar um comentário