terça-feira, 8 de abril de 2014

Eleições gerais


Chegada de mais 23 observadores da União Europeia 

Bissau, 09 Abr 14 (ANG)- A missão de observação eleitoral da União Europeia composta de 23 elementos chegou terça-feira a Bissau, devendo hoje partir para o terreno.

Segundo a Lusa que cita um comunicado da da delegação da União Europeia em Bissau, os 23 elementos juntam-se aos 16 de longo prazo que já se encontram no terreno desde o passado dia 26 de Março.  
 Ao lado dos observadores de longo prazo os 23 elementos vão observar o andamento da campanha eleitoral, os preparativos para as eleições, a votação, a contagem dos votos e o apuramento dos resultados, refere a Lusa.
 Ainda no decorrer desta semana chegam à Guiné-Bissau quatro elementos do Parlamento Europeu que se vão juntar a Missão de Observação Eleitoral da UE.   
No total serão 49 elementos da missão europeia que estarão no país a convite da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau para uma análise a todo o processo para que decorra de forma imparcial e equilibrada.  
Após três dias de cumprimento de luto nacional pela morte do ex-presidente da República, Kumba Yalá a campanha eleitoral foi hoje retomada pelos 13 candidatos presidenciais e 15 partidos que disputam os 102 lugares parlamentares nas eleições do próximo domingo, 13 de Abril.
No ultimo fim-de-semana chegou ao pais uma missão conjunta de observadores eleitorais de Timor Leste e Nova Zelândia, um total de 22 elementos
A missão de observação eleitoral da CPLP também já se encontra em Bissau com os seus 17 elementos e chefiada por Leonardo Simão, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, e integra outros seis observadores moçambicanos, um angolano, um brasileiro, um cabo-verdiano, um português (André Monteiro, diplomata do Serviço de África Subsariana do Ministério dos Negócios Estrangeiros), um são-tomense, um timorense e três elementos do secretariado executivo da organização lusófona.
Segundo disse à Lusa António Ilharco, assessor de imprensa da CPLP, é possível que venham a juntar-se à missão "um ou dois" deputados a serem indicados pela Assembleia Parlamentar da CPLP.  
A missão, que "vai cobrir a capital e outras cidades a designar", deverá permanecer na Guiné-Bissau até 16 de Abril, "para acompanhar a fase final da campanha eleitoral, o dia da votação e a divulgação dos resultados preliminares", segundo informação disponibilizada pela CPLP.    
A observação eleitoral inclui ainda o acompanhamento da campanha eleitoral e a verificação das condições nas secções eleitorais, acrescenta a organização.ANG/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário