sexta-feira, 4 de abril de 2014

Morreu Kumba Yalá
Bissau, 04 Abr 14 (ANG) – O antigo presidente da República, Kumba Yalá, faleceu subitamente na última madrugada, na sua residência em Bissau, vítima de uma paragem cardíaca.

Segundo fontes próximas, Kumba Yalá, de 61 anos, terá sido acometido de um mal-estar quando jantava, depois de ter animado um comício popular a favor do candidato que apoia, Nuno Gomes Nabiam, em Buba, região de Tombali.


Transportado de urgência ao Hospital Militar de Brá, Kumba Yalá viria a ser declarado morto nas primeiras horas desta sexta-feira.
Já uma outra fonte forneceu mais pormenores ao avançar que Yalá teria voltado a residência por volta das 23 horas. Passados momentos começou a sentir-se mal e, de imediato, foi evacuado para o hospital Militar.
Yalá terá sido atendido naquela unidade sanitária pelo seu médico pessoal, que por sinal é o seu sobrinho, Martinho Yalá, mas pouco mais das 24H00 foi dado morto, vítima de paragem cardiaco.
Membro fundador do Partido da Renovação Social (PRS) em 1992, foi eleito chefe de Estado em 2000, para três anos depois ser deposto por uma junta militar.

Em Janeiro último, Yalá renunciou a politica activa e optou em dar o seu apoio a um candidato independente as presidenciais de 13 de Abril, em vez de aceitar Abel Incada, o escolhido pelo “seu” PRS para disputar a cadeira presidencial.

O anúncio oficial da morte de Kumba Yalá acontecerá após a reunião extraordinária do Conselho de ministro prevista para hoje.

O corpo de Kumba Yalá se encontra na morgue do Hospital Militar de Bissau
.



ANG


Sem comentários:

Enviar um comentário