quarta-feira, 2 de abril de 2014

Internacional


 Aberta Cimeira UE-África

Bissau, 02 Abr 14 (ANG)- Os trabalhos da IV Cimeira UE-África, a decorrer até quinta-feira, em Bruxelas, capital da Bélgica, foram abertos  em presença de aproximadamente 90 chefes de Estado e de governos dos dois continentes, além de representantes de várias organizações internacionais.

Segundo os enviados especiais da Angop, a decorrer sob o lema "Investir nas pessoas, na prosperidade e na paz", a Cimeira de Bruxelas porá em evidência a notável amplitude e alcance da cooperação, com o cerne da parceria a incidir no reforço do investimento nas pessoas, para melhoria das condições de vida nas áreas que suscitam maiores preocupações entre os cidadãos.
No que tange ao investimento na paz, a promoção da segurança tem sido uma prioridade incontornável da parceria entre UE-África, por constituir um percursor de desenvolvimento e do bem-estar dos cidadãos de ambos os continentes, tendo a União Europeia manifestado a sua contínua disponibilidade em apoiar os esforços dos países africanos, a nível regional e continental, sobretudo em matéria de elevação da capacidade de gestão, resolução e prevenção de conflitos e crises internas.
A Cimeira representa o empenho assumido ao mais alto nível, relativamente ao reforço e aprofundamento da parceria entre a África e União Europeia.
As relações UE-África baseiam-se numa estratégia conjunta adoptada pelos dois continentes em 2007, com prioridades para o plano de acção 2011-2013, acordado na última Cimeira de 2010, decorrida em Trípoli (Líbia), em que se definiram objectivos concretos em áreas de cooperação específicas, como a paz e segurança, a governação democrática, direitos humanos e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
No final da cimeira está prevista a adopção de uma Declaração Política conjunta, que abrangerá diversos temas relativos ao reforço das relações entre UE e África.
Bruxelas acolhe a IV cimeira UE-África, depois das reuniões magnas do Cairo (decorrida no ano 2000), Lisboa (2007) e Trípoli (2010). (Angop)


Sem comentários:

Enviar um comentário