terça-feira, 8 de abril de 2014

Eleições Gerais

Observadores do Timor e da Nova Zelândia desdobram-se no terreno amanhã

Bissau, 08 Abril 014 (ANG) - Os treze observadores de Timor Lesta e da Nova Zelândia que se encontram no país para acompanhar as eleições de 13 de Abril, parte amanhã para regiões a fim de acompanharem os últimos dias da campanha eleitoral dos candidatos e dos partidos políticos concorrentes.

Num encontro mantido esta manhã com o Ministro da Administração Territorial, Baptista Té, nas instalações do Gabinete de Apoio Técnico ao Processo Eleitoral (GTAPE), Duynhoven Solutios da Nova Zelândia disse que a missão vai ficar no país durante duas semanas antes do regresso aos respectivos países.

Explicou que esta é a primeira vez que a Nova Zelândia integra a observação das eleições na Guiné-Bissau e explicou que tal se deve as informações recolhidas a partir da intervenção do Timor Leste que prestou assistência técnica a todo o processo ao país.

“A Nova Zelândia ficou impressionada com a actuação de Timor, por isso decidiu integrar esta Missão que conta com 08 deputados Timorenses e dois ex-deputados de Nova Zelândia, além de mais técnicos”, justificou Duynhoven Solutios.

Questionado sobre a possibilidade da Nova Zelândia poder estabelecer acordos de cooperação com a Guiné-Bissau, em particular com as novas autoridades saídas das eleições de 13 Abril, sustentou que, por ora, o seu país está mais sensibilizado e motivado para fazer o que Timor está a fazer, ou seja, prestar mais assistência técnica a Guiné-Bissau.

“Em relação ao estabelecimento de cooperação com a Nova Zelândia, sublinho que isso vai depender das autoridades de Bissau”, concluiu o neozelandês.

AG/ AI/JAM

     

Sem comentários:

Enviar um comentário