quinta-feira, 24 de abril de 2014

Eleições gerais


Resultados definitivos confirmam maioria absoluta do PAIGC

Bissau, 24 Abr 14 (ANG)- O Presidente da Comissão Nacional de Eleições divulgou  quarta-feira, em Bissau, os resultados definitivos das eleições gerais de 13 de Abril último, tendo confirmado a maioria absoluta do PAIGC com 57 dos 102 mandatos e anunciado o dia 18 de Maio próximo como data da segunda volta das presidenciais entre José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam.

Num acto presenciado por representantes dos partidos políticos e dos candidatos independentes, Augusto Mendes confirmou ainda que os 41 mandatos do Partido da Renovação Social, dois da Convergência Democrática e um de cada para a Nova Democracia e a União para a Mudança.

Ainda de acordo com o Presidente da CNE, este escrutínio teve uma taxa de participação “recorde” de 89.29 por cento, correspondentes a 692.440 votantes, com 39.532 votos em branco, 22.982 nulos, zero protestos e 83.068 abstenções, num total de 775.508 eleitores inscritos.

No que tange as presidências, segundo a CNE, o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), José Mário Vaz (JOMAV) vai a segunda volta graças a maioria relativa na primeira volta de 40,89 por cento contra o independente Nuno Gomes Nabiam que obteve 24.79 por cento dos votos.

Sobre a alegada fraude eleitoral invocada nomeadamente, pelo Partido da Convergência Democrática na Região de Bafata, o Presidente da CNE refuta as acusações e diz “reiterar a confiança nas estruturas regionais desta instituição responsável pela organização de eleições na Guiné-Bissau.

Nestas eleições gerais de 13 de Abril concorreram 15 formações políticas e 13 candidatos à Presidente da República, entre os quais cinco independentes. 

ANG/QC/SG




1 comentário:

  1. NÃO CABE NA CABEÇA DE NINGUÉM NO MUNDO....SÓ EM GUINÉ QUE PODE HAVER METADE DE VOTANTES EM VOTOS BRANCOS! VÍCIOS DE CHEGAR NO PODER LEVOU OS C.N.E. ACEITAR CONTRA PARTIDA PARA APRESENTAREM ESTA CONTA ABSURDAS,E A FALTANDO RESPEITO AOS POVO GUINEENSES.MAS DEUS É MAIOR.FUTURO CONFIRMARÁ.

    ResponderEliminar