segunda-feira, 7 de abril de 2014

Internacional


Declaração final da Cimeira África/União Europeia


Bissau, 07 Abr 14 (ANG)-A União Europeia vai destinar 28 mil milhões de euros para a cooperação com África entre 2014-2020, um terço da verba média disponibilizada no último plano de acção, estabelece a declaração final da cimeira UE-África.

A verba vai ser disponibilizada no âmbito do orçamento comunitário 2014-2020, acrescido das verbas que cada país destina à cooperação bilateral com o continente africano.

No plano de acção 2010-2013, foram disponibilizados mais de 50 mil milhões de euros , uma média anual de 12,5 mil milhões de euros , no âmbito do X Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).


A declaração final da cimeira destaca a intenção das duas partes em prosseguir as negociações para estabelecer os Acordos de Parceria Económica (APE), que sejam “compatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), que promovam a integração regional africana”.


“Os Acordos de Parceria Económica devem ser estruturados para garantir a expansão do comércio (entre os dois blocos) e o crescimento do comércio inter-regional em África”, refere o documento.


Ainda na área económica, os chefes de Estado e de Governo pretendem promover o reforço do investimento através “da melhoria do ambiente de negócios, para atrair mais investimento interno e estrangeiro” e destacam o papel das Pequenas e Médias Empresas na criação de emprego, problema que afecta os dois continentes.


Os líderes dos dois continentes comprometem-se, ainda, a reforçar a paz e a segurança, tendo em conta que “os conflitos e a instabilidade comprometem os esforços de redução da pobreza e de acelerar o crescimento económico”.


Na área das alterações climáticas, os dois continentes manifestaram a intenção de adoptar no próximo encontro, em Paris, em 2015, um acordo guiado pelos princípios da Convenção da ONU sobre as Alterações Climáticas.


Cerca de 60 líderes dos dois continentes reuniram-se quarta e quinta-feira na IV Cimeira UE-África, depois dos encontros realizados em 2000, no Cairo, em 2007, em Lisboa (sob presidência portuguesa da UE) e em 2010, em Tripoli.

(Jornal de Angola)


Sem comentários:

Enviar um comentário