sábado, 12 de abril de 2014

Eleições gerais



No dia de reflexão presidente da CNE pede participação consciente
dos eleitores

Bissau, 12 Abr14 (ANG)- O presidente da Comissão Nacional de Eleições, Augusto Mendes, em mensagem dirigida à Nação, apelou hoje a participação consciente dos eleitores na votação de domingo, 13 de Abril.

Augusto Mendes pediu maior postura de cidadania e organização cívica que respeitem o acto.

O presidente da CNE sublinhou que nos anos de luta pela conquista da independência” fomos um exemplo de abnegação que ultrapassou as fronteiras do nosso continente”.

“Chegou o momento de reafirmarmos, juntos e unidos como no passado que continuamos a ser uma Nação merecedora dessa distinção”, referiu.

Numa comunicação de quatro páginas, Mendes revelou que o seu desejo mais profundo é o de ver os cidadãos com a responsabilidade de ditar o futuro da Nação assumirem os deveres constitucionais.

“Num estado de direito democrático é o povo, através dos cidadãos com idade de votar, que exerce o poder em nome dos superiores interesses da maioria”, vincou.

O presidente da CNE destacou as particularidades que caracterizam as eleições de domingo, referindo as possibilidades que agora são oferecidos aos novos eleitores que não puderam exercer os seus direitos de voto nas eleições de 2009 e 2012.

“Tudo foi feito para assegurar que eleitores inscritos nos diversos cadernos eleitorais distribuídos pelas 3018 mesas de assembleias de voto vissem assegurado o seu direito de voto”, afirmou.

Aos membros de mesas de assembleia de voto Mendes advertiu para o cumprimento rigoroso dos procedimentos legais.

Cerca de 800 mil eleitores votam no domingo para a escolha do novo presidente da República, lugar concorrido por 13 pessoas enquanto 15 formações políticas disputam os 102 lugares no parlamento guineense.

Trata-se de eleições gerais que marcam o fim do período de transição imposta por força do golpe militar que afastou do poder o PAIGC em Abril de 2012.

ANG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário