terça-feira, 8 de abril de 2014

Guiné-Bissau/Eleições

Comissão Eleitoral reúne-se com agentes das assembleias de voto para discutir pagamento
Bissau, 08 Abr 14 (ANG) - O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Augusto Mendes, reuniu-se nesta segunda-feira com representantes dos agentes das assembleias do voto para lhes explicar os mecanismos dos seus pagamentos.
As duas partes não se entendem quanto aos valores que devem ser pagos aos agentes que prestarão serviço nas assembleias de voto para as eleições gerais (legislativas e presidenciais) de Domingo, 13 de Abril.    
A CNE pretende pagar 35 mil francos CFA por cada presidente e secretário de assembleia de voto enquanto estes pedem 100 mil por pessoa.  
A CNE pretende pagar 25 mil francos CFA por pessoa aos dois escrutinadores de cada mesa, mas aqueles exigem 80 mil.
Os agentes de protecção das assembleias de voto (policias e elementos da Guarda Nacional) querem receber 50 mil francos enquanto a CNE diz poder pagar apenas 15 mil francos CFA por pessoa.
Acrescenta a Fonte da CNE que Augusto Mendes explicou aos representantes dos agentes que vão assegurar a votação que o orçamento já está concebido e coberto através de fundos disponibilizados pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), pelo que é impossível muda-lo.
A mesma fonte adiantou que o presidente da CNE explicou aos agentes de votação que "lamenta a situação" mas que de momento não pode fazer mais nada, pelo que os valores propostos vão ser mantidos.  
Alguns elementos presentes na reunião por parte dos agentes de votação ameaçaram não tomar parte nos trabalhos no dia das eleições por não concordaram com os valores propostos pela CNE.  

Sem comentários:

Enviar um comentário