quarta-feira, 30 de abril de 2014

Internacional



Rui Machete diz que há “grande esperança» no regresso à normalidade”
na Guiné-Bissau

Bissau, 30 Abr 14 (ANG)- O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, afirmou haver «uma grande esperança» de que a Guiné-Bissau regresse à normalidade após as eleições no país.

“As eleições correram bem. Há uma grande esperança”, disse Rui Machete aos jornalistas, terça-feira, à margem de uma conferência sobre as relações entre a União Europeia e África, em Lisboa.

O governante português defendeu a necessidade de «criar as condições para que não volte a haver golpes de Estado militares» no país, sendo preciso “cuidar dos militares da Guiné-Bissau e dar-lhes a tranquilidade suficiente para poderem assumir o seu papel num país democrático”.

“Também ajudaremos o governo da Guiné-Bissau numa tarefa muito difícil que tem pela frente», adiantou, assegurando a “solidariedade [de Portugal] com o povo guineense”.

Questionado sobre se a TAP irá retomar as ligações entre Lisboa e Bissau, interrompidas desde Dezembro após o embarque forçado na capital guineense de sírios com passaportes ilegais, Machete disse que “tudo isso decorrerá do desenvolvimento natural e do restabelecimento natural da normalidade”.

Abola



Sem comentários:

Enviar um comentário