terça-feira, 15 de abril de 2014

MOA UEMOA considera escrutínio de transparente, calma e serena

Bissau, 15 Abr 14 (ANG) – As eleições gerais de 13 de Abril decorreram de forma transparente e num ambiente de calma e serenidade, constatou a Missão de Observação da União Económica e Monetária Oeste Africana (MOA-EUMOA).

O anúncio foi feito hoje pelo chefe da MOE

-UEMOA em conferência de imprensa onde acrescentou que a maioria das Mesas de Assembleias de Voto (MAV) abriu na hora prevista ou seja as 7H00 e os materiais foram disponibilizados em quantidade suficiente em quase todos as locais de votação.

Constatamos a presença de representante dos candidatos e partidos concorrentes nas MAV, s, assim como os dispositivos de votação e os procedimentos foram respeitados”, acrescenta Lanssine Dosso.

O chefe da MOA-UEMOA caracterizou o ambiente em locais de voto de “fraternais” e as MAV, s encerraram na hora indicada, para além da forma discreta com que os agentes policiais garantiram a segurança dos locais de voto.

A MOA-UEMOA constituída por 13 elementos, 11 dos quais são deputados do Comité Inter Parlamentar (CIP-UEMOA) dos “8” países membros da organização, desdobrou-se em 5 equipas que procederam a observação eleitoral em Bissau, Cacheu, Oio, Bafatá e Gabú.

A MOA-UEMOA, que se encontra no país desde 10 de Abril, regressa, em princípio, no próximo dia 23 do mês em curso, ou seja, após conclusão do processo de apuramento de dados finais e, no caso de houver uma segunda volta, há-de voltar de novo.

O CIP-UEMOA, composto por 40 deputados (5 por cada país membro) é uma instituição parlamentar encarregue do controle democrático dos órgãos da União. Com o objectivo de reforçar a democracia nos Estados membros, engajou-se desde 2003 na observação das eleições.

Na mesma diapasão alinhou os 220 observadores destacados pela Comunidade Economica dos Estados da Africa ocidental (CEDEAO e cujo presidente da comissão, Desire Kadre Puedraogo,  destacou a importância do acto para a retoma da normalidade constitucional na Guiné-Bissau.

Coordenado pelo ex-presidente da Libéria, Amos Sawyers, os observadores eleitorais da CEDEAO solicitaram que haja maior inclusão dos actores guineenses no pós-eleição e prometeram que a organização irá continuar ao lado da Guiné-Bissau na restauração da ordem constitucional e na promoção da boa governação.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário