quarta-feira, 30 de abril de 2014

2ª volta das Presidenciais

PRT pede civismo e espírito de responsabilidade aos finalistas da presidencial

Bissau, 30 Abril 014 (ANG) - O Presidente da República de Transição pediu hoje aos partidos apoiantes dos concorrentes a segunda volta das presidenciais para que procedam com civismo e observarem um alto espírito de responsabilidade a bem da causa Nacional.

Manuel Serifo Nhamadjo lembrou aos próprios candidatos, nomeadamente José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam, sobre a necessidade de contribuírem para que a segunda volta supere a primeira em termos de sucesso durante a campanha eleitoral.

“Só assim poderemos testemunhar ao mundo o alto grau de civismo e de maturidade política dos Guineenses”, recordou o chefe de Estado de Transição.

O Presidente aconselhou igualmente aos dois para que, no caso de vitoria de qualquer deles, que este venha a privilegiar o diálogo e concertação permanentes sobre grandes questões da nação e dos guineenses.

Em resposta as preocupações levantadas pelo PRT, José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam foram unânimes em garantir que irão promover uma brilhante campanha nesta segunda volta, na presença de Serifo Nhamadjo dos representantes das organizações internacionais.

“Somos adversários políticos e isso não nos vai retirar a cidadania, a identidade enquanto Guineenses”, evocaram os dois candidatos.

José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam afiançaram aos presentes que, vão respeitar o veredicto do escrutínio do próximo dia 18 de Maio em nome dos superiores interesses da Guiné-Bissau e do povo Guineense.

Admitiram que, após a votação do dia 18 de Maio, os dois vão abraçar-se porque será confirmada a vitória do candidato que o povo vier a dar crédito para a alta magistratura do país e os dois vão continuar a conviver como filhos, amigos e políticos da mesma terra.

José Ramos Horta, Representante Especial  do Secretário-geral da ONU, Ouvídio Pequeno da União Africana, Ansumane Sissé da CEDEAO e Joaquim Gonzalez Ducai da União Europeia agradeceram a iniciativa do PRT e foram unânimes em, mais uma vez, advertir que estas eleições constituem uma “soberana oportunidade” para o país virar a sua página.

Aos representantes internacionais, Serifo Nhamadjo solicitou o desbloqueamento das verbas prometidas em tempo próprio, ou seja, sem demora para permitir que o novo Governo possa responder as expectativas do povo que lhe conferiu o mandato. 

ANG/AI 
  


Sem comentários:

Enviar um comentário