sábado, 12 de abril de 2014

Presidente da Comissão da CEDEAO apela guineenses a preservar a paz e unidade nacional

Bissau, 12 Abr 14 (ANG) - O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) fez hoje um apelo dramático aos guineenses para preservarem a herança de Amilcar Lopes Cabral, que soube promover a paz e a unidade nacional no pais.

“Por favor, ponham o interesse geral acima dos particulares”, clamou Kadre Desire Ouedraogo a sua chegada no aeroporto “Osvaldo Vieira” para uma visita de 4 dias para acompanhar o desenrolarar do processo eleitoral cuja votação terá lugar dia13.

Na ocasião justificou que só preservando a tranquilidade e paz é que a Guiné-Bissau poderá arrancar no período que se seguira as eleicões gerais, para assim pôr cobro aos 2 anos da transição, após o último Golpe de Estado.

Desire Ouedraogo que expressou ao povo as suas condolências pela morte do antigo presidente, Kumba Yala, mostrou-se favorável em ver o povo fazer uma boa escolha entre os candidatos concorrentes, ou seja, que recaia na pessoa que possa tirar a Guiné-Bissau da actual situação em que vive e projecta-la para o desnvolvimento.

Apesar de reconhecer o bom comportamento demonstrado pelos partidos e candidatos presidenciais durante a campanha eleitoral, o Presidente da Comissão da CEDEAO exortou-os a prosseguirem com esta “atitude democrática” para que as eleições possam decorrer num clima de total acalmia.

“Em caso de diferendo, apelo aos concorrentes para recorrerem as instâncias autorizadas”, aconselhou Desire Ouedraogo, lembrando que, enquanto líderes deste pais, cabe-lhes a responsabilide de promoverem a paz nesta terra.

O comissário começou por render homenagem ao Presidente da Republica, as autoridades e os orgãos de transição, pelo seu engajamento ao longo de deste periódo e que culminarão com as eleições gerais de domingo.

“As suas determinação e engajamento permitiram com que a trasição, apoiada pela CEDEAO e a comunidade internacional em geral, possa terminar com sucesso, na paz, tranquilidqde e no respeito mutuo”, precisou.

Assim, felicitou os actores políticos, civis e militares e o povo guineense em geral por isso e realçou, por outro lado, o profissionalismo demonstrado pelos orgãos encarregues de organizar o escrutínio e das forças de segurança que asseguraram a calma e tranquilidade dos cidadãos.

Devido a importância destas eleições, Desire Kadre Ouedraougou anunciou que a organização destacou 220 observadores que irão monitorar no terreno o desenrolar dos processo da campanha, votação e divulgação dos resultados.”

“Alem disso, a CEDEAO disponibilizou uma ajuda financeira e apoios técnicos, através de envio de uma equipa de experts eleitorais”, acrescentou realçando ainda a recente visita efectada pelo Presidente em exercico da CEDEAO, John Dramani Mahma,  para ilustrar a importância que a organizaãoo atribui a este escrutínio.

Entretanto, reafirmou a determinçãoo da CEDEAO de estar ao lado da Guiné-Bissau no período pós-eleitoral para o ajudar na reconstrução e na implementação da paz, pois senão a organizaçãoo ira ressentir-se disso.

Ao logo dos 4 dias de visita, o Presidente da Comissão da CEDEAO fará uma visita de cortesia a Manuel Serifo Nhamadjo e manterá um encontro com os candidatos presidenciais e partidos políticos concorrentes as eleicçõs gerais de amanhã.


ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário