quinta-feira, 3 de abril de 2014

Internacional


UA aprova envio de missão de observação das eleições à Guiné-Bissau

Bissau, 3 Abr 14 (ANG) - A presidente da Comissão da União Africana, Dlamini Nkosazana Zuma, aprovou o envio da missão de observação africana (AUEOM) para as eleições gerais da República da Guiné-Bissau prevista para 13 de Abril de 2014, em resposta ao convite endereçado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) guineense.

Segundo a Angop, a AUEOM será liderada pelo antigo presidente da República de Moçambique, Joaquim Alberto Chissano.

A missão integra 50 observadores da União Africana treinados e provenientes de várias instituições africanas, incluindo membros do Parlamento panafricano, organizações dos direitos humanos e da sociedade civil em África.

Esta missão prevê iniciar nesta quinta-feira (03 de Abril) os seus trabalho e deverá permanecer no país até o anúncio dos resultados finais.

A AUEOM tem um mandato para observar o processo eleitoral na República da Guiné-Bissau e irá operar em conformidade com os instrumentos pertinentes de observação eleitoral da UA, nomeadamente a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação, a Declaração da UA /OUA sobre os princípios que regem as eleições democráticas em África e as Directrizes da UA para a Observação de Eleições e Missões de Acompanhamento.


A missão vai apresentar as suas conclusões preliminares logo após o dia das eleições, através de uma declaração preliminar, que será seguida de um relatório final detalhado e abrangente, cerca de dois meses depois das eleições.

(Angop)

Sem comentários:

Enviar um comentário