quarta-feira, 2 de abril de 2014

Inicia Primeira conferência sobre os média e as eleições

Bissau, 02 de Abril 14 (ANG) – Mais de sessenta jornalistas de diferentes Órgãos públicos e privados da Comunicação Social guineense participam de hoje até quinta-feira, na primeira conferência nacional sobre a média e as eleições.

organizado pelo Programa de Apoio aos Actores não Estatais (UE-PAN), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) o evento vai analisar os problemas internos dos media e, externos relacionados com classe.

A dependência e submissão dos órgãos da comunicação social, as fragilidades do mercado, limitação de meios financeiros de equipamentos e de ausência de incentivo, são outros factores que irão merecer a atenção ao longo do seminário.

O Secretário Executivo da Casa de Imprensa lamentou a falta de meios matérias com que debatem os órgãos, que na sua opinião estaria a reflectir no trabalho dos jornalistas, ou seja, em termos de uma cobertura total e imparcial da campanha eleitoral.

Domingos Meta Camará exortou aos presentes para esforçarem e, assim dignificar a classe, tendo mais a frente e considerado o acto da EU-PAN de importante porque a classe jornalista por ora é relegada para último plano, por falta de interlocutores.

O chefe da delegação da União Europeia na Guiné -Bissau Joaquim González Ducay apelou aos órgãos da comunicação social a saberem transmitir informações de qualidade para construir uma opinião pública crítica, atenta, conhecedora da realidade política, económica, social e cultural do país.

“Neste momento a comunicação social tem uma responsabilidade enorme, porque no dia 13 deste mês o povo guineense é chamado mais uma vez para tomar decisões fundamentais para o futuro do país e estou esperançado que a conferência ira contribuir na melhoria da qualidade de informações”, Estimou Ducay

Acrescentou ainda que os órgãos devem mostrar força baseada nos princípios da democracia, da liberdade, da transparência e tolerância ao longo de todo o processo, o que na sua opinião passa pela difusão de informações credíveis e de qualidade.

ANG/LPG




Sem comentários:

Enviar um comentário