terça-feira, 15 de abril de 2014

Eleições Gerais


 Portugal saúda escrutínio deste domingo na GB

Bissau, 15 Abr 14 (ANG) - O Governo de Portugal felicitou segunda-feira os guineenses, pela forma “pacífica” como decorreram, no domingo último, as eleições presidenciais e legislativas e realça a “elevada” afluência dos eleitores a urna.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros deste país lusófono, a ordem e a considerável participação no acto eleitoral revelam um “compromisso com a paz e democracia”, por parte dos guineenses.

A nota do executivo de Passos Coelho ainda exortou à todos os actores no processo a aceitarem os resultados das eleições, com vista ao retorno à ordem constitucional na Guiné-Bissau.

Finalmente, as autoridades portuguesas deram uma “palavra de reconhecimento do trabalho de todos que contribuíram para a preparação e organização destas eleições” nomeadamente, a Organização das nações unidas (ONU), a União Europeia (EU), a União Africana (UA), a Comunidade dos Países da Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Desde o golpe de Estado militar de 12 de Abril de 2012 que a CPLP suspendeu a Guiné-Bissau como membro desta organização lusófona internacional.

A Comissão Nacional de Eleições promete anunciar na quarta-feira os resultados provisórios das eleições e divulgar os definitivos na sexta-feira.

ANG/QC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário