sexta-feira, 11 de abril de 2014

Plan e SNV assinam memorando de entendimento para defesa do “grupo marginalizado”

Bissau, 11 Abr 14 (ANG) – A organização Não governamental – Plan Guiné-Bissau e o Serviço Holandês para o Desenvolvimento Internacional (SNV) rubricaram hoje um memorando de entendimento em que comprometeram defender e promover o desenvolvimento socioeconómico e bem-estar de crianças, jovens, mulheres e suas comunidades.

O documento assinado pelos representantes residentes das duas organizações no país estabelece que no âmbito desta parceria as partes devem implementar projectos conjuntos, com enfoque para o grupo marginalizado de cidadãos.

Por exemplo, uma comissão conjunta de técnicos de ambas as partes irão elaborar planos de acção anuais e identificar temas de interesse comum, definir os objectivos, os resultados e estabelecer o orçamento e prazos de implementação dos mesmos.

As duas partes irão levar a cabo advocacia, influenciar políticas de desenvolvimento e implementar iniciativas que levam a um maior acesso aos factores de produção e melhoria de condições de vida, nomeadamente nos sectores da agricultura, água, higiene e saneamento, género e mobilização dos recursos.

“As partes irão colaborar para defender e pressionar o governo para apoiar a promoção dos direitos humanos, das crianças, da mulher e dar protecção social, sobretudo aos mais jovens”, escreve o documento cujo prazo de validade termina em Dezembro de 2015.

O representante do SNV qualificou de “grande dia” o evento de hoje, no qual se formalizou este memorando de entendimento e indicou que é a forma de, em conjunto, colocarem os seus esforços, experiências e competência em prol do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

“Através desta nossa parceria poderemos expandir o nosso alcance e atingir uma massa crítica que possa contribuir para o desenvolvimento do país”, sublinhou Amadi Coulibaly que prometeu que, a partir deste começo outros programas se seguirão em conjunto com a Plan- Guiné-Bissau de forma a enquadrar melhor as competências de ambas as organizações.

Por sua vez, o responsável da Plan-Guiné-Bissau afirmou-se regozijado com o acto e lembrou que esta relação de parceria entre as duas instituições existia a muito tempo, mas era necessário formaliza-la, tal como se fez hoje.

“É uma parceria interessante que comunga os interesses das duas organizações no ambito do qual as duas partes irão colocar os seus respectivos técnicos a trabalharem nos domínios acima mencionados”, frisou Allassane Drabo.

De acordo com este responsável, o valor acrescentado desta parceria assenta no seguimento mais rigoroso da implementação das actividades a promover pela duas organizações e realçou o espírito de abertura que caracterizou todas as etapas das negociações e que culminou com o acto presente.

Desejou que a iniciativa do SNV e da Plan-Guiné-Bissau sirva de inspiração as outras organizações, para que possam se juntar eles nesta “nobre tarefa”.


ANG/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário