quarta-feira, 16 de abril de 2014

Eleições gerais


MOE Timor-leste e Nova Zelândia classificam eleições gerais de credíveis e transparente

Bissau, 16 de Abr 14 (ANG) - A Missão de Observação Eleitoral (MOE) de Timor-leste e Nova Zelândia classificaram as eleições gerais de domingo último de credíveis e transparente, “porque tiveram carácter democrático e respeitaram os procedimentos legais adoptados.

Em conferência de imprensa realizada terça-feira, em Bissau, para apresentação do relatório preliminar da missão, o chefe da missão Adérito Hugo da Costa considerou que as eleições decorreram num ambiente calmo, pacifico, ordeiro, livre de intimidações, sem distúrbios e isento de violência.

“A sociedade civil foi bastante activa na educação eleitoral, através da promoção de debates e na monitorização do processo eleitoral.

As forças de segurança mantiveram-se neutras enquanto garantiam a segurança das eleições, e a contagem dos votos decorreu com amplo respeito pelos procedimentos aplicáveis”, explicou o chefe da Missão de Observação Eleitoral de Timor-leste e Nova Zelândia.

 Adérito Hugo da Costa disse que os observadores de Timor leste e Nova Zelândia congratularam-se com o povo, os partidos políticos, candidatos e as autoridades eleitorais pelo sucesso que consistiu na realização das eleições gerais, assim como o entusiasmo e sentido de dever cívico do eleitorado guineense.

“As eleições foram genuinamente competitivas, tendo sido assegurado a liberdade de expressão e reuniões durante a fase final da campanha”, disse o chefe da Missão.

Quanto ao futuro do país, a missão de observação Eleitoral de Timor-leste e Nova Zelândia defendem a formação de um governo amplo de consenso, sem esquecer das outras forças vivas.

“Os partidos políticos, as autoridades a constituir em resultado dessas eleições, um governo para viabilizar a participação e contributo de todas as forças da nação, incluindo a sociedade civil e as autoridades religiosas para em conjunto realizar as reformas já identificadas e almejada por todos e,”aconselhou o chefe da missão.

Adérito Hugo da Casto disse que a missão vê com entusiasmo e esperança os sinais dados pela classe política no compromisso sério em trabalhar para edificação e democratização das instituições do Estado. 

ANG/LPG/SG 
   

   



   

Sem comentários:

Enviar um comentário