sexta-feira, 2 de maio de 2014

Eleições Presidenciais



Campanha para a segunda volta arranca hoje

Bissau,02  Mai 14 (ANG) - A campanha eleitoral para a  segunda volta das presidenciais que coloca frente a frente os candidatos José Mário Vaz do PAIGC e Nuno Gomes Nabian, independente apoiado pelo maior partido da oposição arranca hoje devendo durar duas semanas.
A votação está marcada para 18 de Maio depois de o candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), também conhecido como Jomav, ter arrecadado 40,89% dos votos contra 24,79% de Nabian.

A máquina do PAIGC começa a campanha em Buba, no sul do país, depois de ter vencido com maioria absoluta as eleições legislativas realizadas no mesmo dia da primeira volta das presidenciais, 13 de Abril.

Agora, a luta do futuro primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, é conseguir eleger o candidato presidencial do mesmo partido e por isso já tem lugar reservado no palco do comício final, em frente à sede do partido (e ao lado do Palácio Presidencial), em Bissau, no dia 16.

Depois do arranque em Buba, José Mário Vaz tem acções marcadas para sábado e domingo na capital e um comício no domingo à tarde em Bafatá - continuando no resto da semana no Centro e Leste do país (sectores de Ganadu, Contuboel, Gabú, Boé e Pirada).

Só para sexta-feira, dia 09, está previsto o regresso a Bissau, com um comício no campo Lala Quema, entre outras actividades.

Do lado da candidatura de Nuno Nabian, independente apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS), o programa ainda está a ser finalizado, explicaram à Lusa fontes ligadas à organização.

A segunda volta acontece depois das eleições mais concorridas de sempre na Guiné-Bissau.

De acordo com os números finais da votação de 13 de Abril, as taxas de abstenção foram as mais baixas de sempre, com 11,43% nas eleições legislativas e 10,71% na votação para a Presidência.

O processo eleitoral em curso marca o fim do período de transição que se seguiu ao golpe de Estado de Abril de 2012. 

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário