quarta-feira, 28 de maio de 2014

Violação dos Direitos Humanos


Adolescente torturada por não aceitar casamento forçado

Bissau, 28 Mai 14 (ANG) - Uma adolescente de 16 anos de idade foi torturada por ter recusado se submeter ao casamento forçado, revelou hoje o administrador da Associação dos Amigos das Crianças (AMIC) Fernando Cá.

Em entrevista exclusiva à ANG, Fernando Cá disse que desde a separação dos pais, quando era ainda criança é que a vítima fora entregue a uma tia paterna, em Bissau. “Desde então a criança nunca mais viu a mãe”, acrescentou.

 “A menina de nome Betinha Nhaga Nabiam, filha de Marques Nhaga Nabiam e de Segunda Nabiam, natural de Catió, tem agora 16 anos de idade, estuda 6ªclasse, e recorreu à AMIC para pedir protecção, porque a tia lhe batia cada vez que for ao culto na Igreja Evangélica, exigindo-lhe que abandonasse a religião. Betinha vivia desde aos nove anos com a tia no bairro de São Paulo ”, explicou o administrador de AMIC.

O administrador de AMIC informou que uma vez a tia bateu em Betinha no interior da igreja em pleno culto, e que as torturas submetidas a menina deixaram-lhe várias cicatrizes no corpo.

“Muitas vezes impedida de comer, quando não aguentou mais Betinha teve que pedir socorro à um Pastor, que o acolheu durante quase um mês”, acrescentou Fernando Cá.

Segundo Cá, a Betinha Nabiam procurou, sem sucesso, a mãe no bairro de Antula, para a informar das torturas à que esta submetida, e ela (Betinha) vive agora com outra tia, no bairro de Quelélé, já lá vão seis meses.

Para encontrar uma solução sobre o caso a AMIC marcou para próxima quinta-feira, dia 29 de Maio um encontro com a tia e irmã da Betinha, na sede da organização em Bissau.


ANG/JD/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário