segunda-feira, 5 de maio de 2014

Presidente da associação de Ntum/Bigene toma posse

Bissau, 05 Mai 14 (ANG) – O presidente da Associação dos Filhos Unidos e Amigos de Ntum/Bigene (AFUAN), eleito na primeira Assembleia Geral realizada no dia 28 de Dezembro de 2013., Paulino Quebé tomou posse este sábado, para um mandato de dois anos.

Na cerimónia da tomada de posse, Paulino Quebé prometeu promover consensos a volta dos objectivos traçados para o avanço da AFUAN e manter o espírito de trabalho nas áreas de intervenções.

Este recém-empossado destacou ainda que tem pela frente, importantes desafios a levar a cabo, particularmente no domínio social.

“O momento é oportuno para, nós e os nossos parceiros que actuam na área de Educação, reflectirmos sobre as possibilidades de melhorar o sistema de ensino e formação profissional para os alunos que daqui a nada vão lançar-se ao mercado de trabalho”, disse Paulino Quebé.

Este Responsável alertou que a resolução progressiva dos problemas de saúde e da assistência médica deverá estar entre as suas prioridades, na base de utilização racional dos seus recursos internos.

Por sua vez, em representação do Administrador do Sector de Bigene, António Pereira Batista, realçou que o objectivo de criação de qualquer associação é combater, em parceria com as autoridades locais, os males que afectam a comunidade.

António Pereira Batista aconselhou aos moradores daquela localidade à continuarem a obedecer as orientações dadas pelo comité que os dirige, com vista a melhor organização das suas tabancas, “porque só desta forma é que podem desenvolvimento o sector”.

 Em representação da Juventude de Ntum/Bigene, Carlitos Namcú sublinhou que é preciso que haja união no seio da organização para que possa avançar.

“Antes tínhamos muitas dificuldades em escolher uma pessoa para representar a nossa tabanca nos eventos organizados pelos nossos parceiros, por isso ausentávamos sempre, mas agora com criação da AFUAN vamos participar em todos os eventos ao qual formos convidados”, informou Carlitos Namcú.

Por outro lado, aconselhou ao recém-empossado, a trabalhar de mãos dadas com todas as outras Associações das tabancas vizinhas do Sector de Bigene, e também como as ONGs.

A Associação de Filhos Unidos e Amigos de Ntum (AFUAN) foi fundada no dia 5 de Maio de 2005, e conta com 529 Associados, ao longo deste período conseguiu construir uma Escola e um Posto Sanitário equipados com materiais e medicamentos comprados pela associação, através das receitas recolhidas na campanha de caju e na venda de óleo de palma.

ANG/LLA/SG      

           

Sem comentários:

Enviar um comentário