sexta-feira, 9 de maio de 2014

EUA apoiam futuro Executivo para governar com transparência

Bissau, 09 Maio 14 (ANG) - O Governo dos Estados Unidos da América anunciou o seu apoio a implementação de um plano que garanta ao próximo Governo trabalhar de forma responsável e governando com justiça e transparência.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo embaixador dos EUA, com residência em Dakar que acrescentou que prometeu que o seu país vai levantar as sanções impostas contra a Guiné-Bissau na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

"Se a Guiné-Bissau retornar a ordem constitucional esperamos accionar os mecanismos para levantar as sanções impostas ao país em matéria de assistência dos EUA”, indicou.

No que respeita ao processo eleitoral em curso no país, o embaixador norte-americano disse que os EUA instaram os serviços de segurança a não interferirem nesta segunda volta, tal como se verificou na primeira volta e durante o período de governação das novas autoridades democraticamente eleitas.

Lewis Lukens informou que manteve encontros com o Presidente de transição, com o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, com representantes das organizações juvenis, aos quais mostrou que é vital para o futuro da Guiné-Bissau que o país conclua a transição para um Governo democraticamente eleito.

O diplomata reconheceu que o processo democrático guineense e o horizonte temporal continuam críticos: «Os EUA juntam-se às Nações Unidas e à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental na busca de um resultado pacífico para estas eleições, que vão servir como vector para a comunidade internacional poder apoiar a Guiné-Bissau na implementação das reformas, da reconciliação e da reconstrução do país».

O embaixador dos EUA destacou igualmente o papel desempenhado pelo povo guineense, referindo-se a ele como «forte» ao lado da sua história: «O povo da Guiné-Bissau tem sido sempre forte ao longo da sua difícil história, pois este é um momento crucial para uma viragem histórica da Guiné-Bissau e os cidadãos têm um papel determinante a desempenhar», sublinhou.

“Os EUA congratularam com o papel desempenhado pelas Nações Unidas, o Banco Mundial e a CEDEAO na preparação do Programa para melhorar a eficácia governativa pós-eleições, que incluiu a abordagem económica abrangente para os problemas fundamentais enraizados na Guiné-Bissau”, concluiu.

ANG/AI/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário