domingo, 18 de maio de 2014

Eleições presidenciais/2a volta

Bissau, 18 Mai 14 (ANG) - Os eleitores guineenses estão a votar no âmbito da 2ª volta das presidenciais para escolha entre José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam do novo chefe de estado para um mandato de 05 anos.

As urnas foram abertas as sete da manhã e devem encerrar-se as 17 horas, TMG em todo o território nacional.

Mário Vaz, candidato apoiado pelo PAIGC vencedor das legislativas de 13 de Abril, e Nuno Nabiam, apoiado pelo maior partido da oposição, o PRS, foram os mais votados na primeira volta das presidências que contaram com 13 concorrentes.

Segundo dados da Comissão Nacional de Eleições foram inscritos para o pleito cerca de 800 mil eleitores.

As eleições legislativas decorridas em simultâneo com as presidências a 13 de Abril foram ganhas pelo PAIGC com maioria absoluta de 57 mandatos contra 41 do Partido da Renovação Social, dois do Partido da Convergência Democrática e Um cada para a União para a Mudança e o Partido Nova Democracia.

Estas eleições marcam o fim do período de transição em vigor desde o golpe militar de Abril de 2012, que afastou do poder o governo eleito do PAIGC e interrompeu o processo para eleição, na segunda volta, do novo presidente da república, em substituição de Malam Bacai Sanha que falecera em exercício de funções vítima de doença. ´


ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário