quinta-feira, 15 de maio de 2014

Eleições presidenciais


Votação conta com força de segurança de mais de quatro mil agentes

Bissau, 16 Mai 14 (ANG) - Uma força de segurança conjunta integrada por mais de quatro mil homens vai acompanhar no domingo a votação para a segunda volta das eleições presidenciais.

Segundo o porta-voz dessa força, Samuel Fernandes a referida força é composta por quatro mil e 223 efectivos de várias autoridades guineenses: Polícia de Ordem Pública, Guarda Nacional, Polícia Judiciária, Unidade de Combate a Crimes Transnacionais, Forças Armadas, elementos da Interpol e do contingente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Ecomib).  

Fernandes disse que em Bissau Mil elementos vão estar destacados para garantir "a tranquilidade" das eleições.

O responsável pelo Comando Conjunto, tenente-coronel da Guarda Nacional da Guiné-Bissau e vice-presidente do Comando Conjunto.   Acrescentou ainda que as instalações da Comissão Nacional de Eleições (CNE) bem como os seus dirigentes têm segurança reforçada com soldados guineenses e elementos da Ecomib.
 
O presidente da CNE, Augusto Mendes, conta com nove guardas, três guineenses e seis militares da Ecomib, e o número pode ainda ser reforçado em caso de necessidade, assinalou Samuel Fernandes.

Questionado sobre o nível de segurança no país a poucos dias da segunda volta das presidenciais, o porta-voz da força afirmou que "a situação é de tranquilidade".

Cerca de 800 mil guineenses elegem no domingo o presidente da república, entre José Mário Vaz, apoiado pelo PAIGC, candidato mais votado na primeira volta, e Nuno Gomes Nabian, apoiado pelo PRS (principal partido da oposição e vários outros partidos sem assento parlamentar.

O processo eleitoral põe fim ao período de transição que sucedeu ao golpe de Estado militar de 12 de Abril de 2012.  

ANG


Sem comentários:

Enviar um comentário