sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cultura

“Africa Livre” promete lançar um livro sobre suas obras

Bissau, 23 Mai 14 (ANG) – A Direcção do agrupamento musical “África Livre” promete lançar brevemente um livro que relata a trajectória musical do conjunto, gravar um disco ao vivo e realizar uma digressão nacional e internacional.

O anúncio foi feito hoje em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG) pelo Responsável de Comunicação e Marketing do agrupamento, Braima Intchasso, que pediu a presença em massa do público no concerto de apresentação pública, que a banda realiza esta noite na Discoteca Tropicana, em Bissau.

“África Livre regressa ao palco com os mesmos rostos, sonoridade e criatividade que projectaram a orquestra nos anos 70 e 80 e que fizeram dela, um dos mais emblemáticos grupo musical da Guiné-Bissau”, explicou Braima Intchasso.   

Para o guitarrista Tony Dudo, um dos veteranos do grupo, “o espectáculo de hoje visa demonstrar aquilo que já fazíamos ha muto tempo mas com alguns arranjos e inovações que irão encantar o público da velha e da nova geração que estarão presentes”.

Segundo Tony Dudo, o regresso ao palco de “África Livre” conta com as suas mais proeminentes figuras tais como: Justino Delgado, Ladislau Ucha, Djanuno Dabó, Tony Dudo, Guto Costa, Antão Martins e Mário Nelson. Manecas Costa irá juntar se ao grupo nos próximos dias.

Por sua vez, o baterista Guto Costa, acrescentou que África Livre foi um conjunto de sucessos nos anos 70 porque conquistou dois festivais: o primeiro em 1978, promovido pelo então Banco Central da Guiné-Bissau e o segundo em 1987, alusivo ao décimo segundo aniversário do Jornal “Nô Pintcha”.

“Decidimos regressar aos palcos porque é necessário que os antigos conjuntos em parceria com a nova geração se unam esforços para a promoção da cultura guineense”, disse.

Guto disse que fica surpreendido quando ouve a música da nova geração de músicos que, mesmo com dificuldades relacionadas a falta de meios materiais e financeiros, conseguem fazer um trabalho louvável.

Guto Costa informou que o grupo ”África Livre” foi fundado nos anos 70 e além de ter conquistado dois festivais, participou em grandes eventos culturais ao nível nacional e internacional, nomeadamente na homenagem ao grupo Cabo-verdiano “Os Tubarões”, e no festival da Musica Moderna Guineense, realizado em 1979, no qual foi uma das revelações. ANG/LPG/LLA/SG





            

Sem comentários:

Enviar um comentário