quarta-feira, 14 de maio de 2014

Segunda Volta

União Africana envia MOE a Guiné-Bissau para 2ª volta das presidências

Bissau, 14 Mai. 14 (ANG) - A União Africana vai enviar uma Missão de Observação Eleitoral (MOE), no âmbito da segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau previstas para o próximo dia 18 de Maio.

Segundo um comunicado de imprensa da representação da União Africana na Guiné-Bissau a que ANG teve acesso, a missão a ser chefiada pelo antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Alberto Chissano, será composta de 40 observadores de curta duração, dentre os quais membros do parlamento Pan-Africano, parlamentares nacionais, Embaixadores Africanos junto da União Africana, dirigentes de instituições eleitorais e membros da sociedade civil Africana.

A MOEUA tem como mandato proceder à observação desta eleição, em conformidade com as disposições pertinentes da Carta Africana da Democracia, Eleições e Governação que entrou em vigor a 5 de Fevereiro de 2012.

A nota informa que a MO-EUA, estará orientada para a regularidade, transparência, equidade e o bom decurso do escrutínio, no final do qual ela exprimirá a sua opinião, durante uma conferência de imprensa a ter lugar no próximo dia 19 de Maio.

 No quadro das suas actividades, de acordo com a nota, a MOE-UA vai reunir com as autoridades políticas e judicias, assim como os candidatos que vão concorrer a segunda volta das presidenciais.

As suas equipas serão enviadas para as nove regiões da Guiné-Bissau, incluindo o sector autónomo de Bissau.


 ANG/PFC/AC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário