segunda-feira, 26 de maio de 2014

Economia


BM apoia combate a pobreza e insegurança alimentar na Guiné-Bissau

Bissau 26 Mai 14 (ANG) - O Conselho de Directores Executivos do Banco Mundial aprovou na passada quinta- feira uma linha de credito no valor de 8,2 milhões de dólares americanos  para a criação de empregos, combate a insegurança alimentar e a pobreza no país, através do desenvolvimento do negocio agrícola de caju, produção de arroz e o apoio ao empreendedorismo nos outros sectores da economia.

De acordo com uma nota de imprensa  do BM enviada, a partir de Dacar, à  redacção , da Agência de Noticias da Guiné-ANG, o crédito concedido pela Associação Internacional para o Desenvolvimento (AID) visa  também  a  recuperação do sector privado e implementação de projectos de desenvolvimento do comércio e de crescimento económico.

Segundo a Directora do Banco Mundial para a Guiné Bissau, Vera Songwe, o projecto irá contribuir para a expansão da indústria de caju com programas pilotos para aumentar a produtividade dos lavradores, da produção de arroz e a diversificação do sector agrícola com vista ao melhoramento da segurança alimentar e redução da pobreza.

“Houve tempo em que a Guiné-Bissau fornecia arroz aos países vizinhos. Hoje é o terceiro maior produtor de caju a nível mundial, e cerca de 55 por cento da sua  população  pratica essa cultura,” referiu Vera Songwe.

Esta responsável acrescentou que o projecto visa munir potenciais jovens empreendedores da Guiné-bissau de meios financeiros para desenvolver  competências de gestão que lhes permitam lançar novos negócios sustentáveis.

Para o Líder de Tarefa do BM para este projecto, Francisco Campos, o reforço da indústria de caju e  o aumento da produção de arroz combinados com as oportunidades para jovens empreendedores ajudarão a proteger os agricultores de choques externos, e a na criação de  empregos e redução da pobreza de muitas famílias guineenses.

 No quadro desse apoio financeiro, cerca de 200 participantes irão beneficiar de uma formação intensiva no domínio de  planeamento de negócios e desenvolvimento de micro e medias empresas (MPME).

ANG/ BI/SG.



Sem comentários:

Enviar um comentário