quinta-feira, 8 de maio de 2014

Comunicação Social

CNCS considera positivo actuação dos média durante 1ª fase das eleições

Bissau, 08 Mai. 14 (ANG) - O Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS), qualificou de positivo a actuação dos médios durante a primeira fase do processo eleitoral e que culminou na votação de 13 de Abril passado.

“Os jornalistas e os órgãos de informação observaram as normas legais e deontológicas que regulam as suas actividades”, escreve um comunicado do CNCS datado do passado dia 14 que a ANG teve hoje acesso.

No documento o CNCS diz ter constatado o cumprimento das normas constantes nas directivas genéricas, por parte dos jornalistas e dos órgãos da comunicação social.

No entanto, reconhece o CNCS que foram sinalizados aquilo que designa de “algumas falhas pontuais”, concretamente o fact de “em algumas imprensas escrita” terem avançados com “as supostas sondagens sobre o sentido de voto do eleitorado”.

O CNCS, analisou a prevalência das crónicas, carências dos órgãos de informação em recursos humanos, meios técnicos e financeiros como condições que dificultam a melhoria da qualidade dos médias do país.

Assim, o Conselho Nacional da Comunicação Social recomendou aos jornalistas e os órgãos de informação a manterem os níveis de resiliência demonstrado durante a primeira fase do processo face ao assédio e promessas tentadoras dos candidatos, e elevando o seu carácter profissional baseado na isenção, rigor e objetividade no exercício da sua função.

Na nota o CNCS exortou as autoridades nacionais e os parceiros internacionais para apoiar os órgão de comunicação social em meios materiais e financeiros para superar as dificuldades com que se confrontam.

ANG/LPG






Sem comentários:

Enviar um comentário