quarta-feira, 28 de maio de 2014

Novas Autoridades

Novos parlamentares tomam posse dia 6 de Junho, revela Serifo Nhamadjo

Bissau, 28 Mai 14 (ANG) – Os deputados eleitos nas legislativas de 13 de Abril passado irão ser empossados no próximo dia 6 de Junho, informou hoje o Presidente da República de Transição.

Manuel Serifo Nhamadjo, em declarações à imprensa, a saída da última reunião do Conselho de Ministros do Governo de Transição, a que presidiu, disse ter já notificado a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Presidente em exercício da Assembleia Nacional Popular (ANP), Ibrahima Sory Djaló sobre o assunto.

Acrescentou ter instado o executivo à tomar disposições em articulação com a CNE, para que a tomada de posse do novo Presidente da República eleito possa ter lugar no dia 17 de Junho.

“Instei ao Governo no sentido de criar todas as condições logísticas, o mais depressa possível, porque gostaria de ver o novo chefe de Estado, participar na próxima reunião da União Africana e para o país seja levantado as sanções e para poder contar com apoios de todos os parceiros”, sublinhou.

Perguntado sobre que assuntos debateram na Plenária do Conselho de Ministros, Manuel Serifo Nhamadjo, respondeu que, como piloto do navio, foi agradecer a solidariedade, a compreensão de todos pelo empenho durante todo o processo de transição.

“Igualmente, como ser humano que sou e com os defeitos, pedi perdão a aqueles que no exercício do poder, alguma vez errei, mas apenas quis que as coisas funcionassem. Também perdoei a todos aqueles que me trataram mal e me causarem danos psicológicos”, informou.

Paralelamente a organização de eleição e apesar de toda a pressão e bloqueio internacional, o Governo de Transição conseguiu fazer alguma coisa, nomeadamente promoveu a aproximação de partes desavindas, através da criação de condições de diálogo e uma inclusão de todas as forças vivas da nação.

O Presidente da República de Transição referiu como outro marco importante do executivo de transição a realização de recenseamento biométrico que permitiu a participação da diáspora no escrutínio.

“Por isso, fico muito feliz em ter contribuído para a estabilidade e sucesso dessas eleições”, frisou a concluir.

ANG/ÂC/JAM



       

Sem comentários:

Enviar um comentário