quarta-feira, 7 de maio de 2014

Acidentes de viação



 Primeiro trimestre registou 12 mortos

Bissau, 07 Mai 14 (ANG) – Doze pessoas morreram no primeiro trimestre do ano em curso, em resultado dos 115 acidentes de viação ocorridos durante o referido período, revelou hoje o Comandante Nacional da Polícia de Trânsito.

Armando Incuqui em entrevista exclusiva à ANG, disse que o excesso de velocidade, a condução ilegal,  a condução em estado de embriagues, o mau estado dos pneus, as manobras perigosas e a falta de sinalização nas vias públicas são as causas desses acidentes.

“Em 115 casos de acidentes registados, a capital Bissau parece em primeiro lugar com 77 casos, seguido da região de Biombo e Cacheu ambos com seis acidentes, a região de Oio com sete, Bafatá, Oito e Gabú três, e Quinara e Tombali com quatros casos de acidentes de viação cada”, informou, acrescentando que, em termos de óbitos Bissau registou dois, Cacheu um, Oio quatro, Bafatá  um caso e Quinara quatro.

Armando Incuqui pediu maior controlo na emissão de cartas de condução por parte da Direcção-Geral de Viação e Transporte Terrestres aos cidadãos como sendo a primeira medida para reduzir o número de acidentes nas vias públicas, assim como o respeito, por parte dos condutores, às regras e aos sinais verticais e horizontais colocados nas estradas nacionais.

Relativamente as sanções aplicadas aos infractores, o Comandante da Polícia de Trânsito explicou que em caso de condução ilegal a multa varia entre 200.000 e 220.000 francos CFA,  em caso de acidente a multa é de 250.000  francos CFA e em caso de ingestão excessiva  de álcool a multa varia entre 20 mil e 28 mil francos CFA.

Armando Incuqui responsabiliza os condutores por elevado número de acidentes de viação durante os primeiros três meses do ano em curso, por alegado  incumprimento do Código de estrada.

“Os proprietários das viaturas devem recrutar condutores responsáveis, experientes, aqueles que não bebem bebidas alcoólicas quando conduzem , e que  conduzem com prudência”, considerou Armando incuqui.

ANG/LPG/SG



 
   

   
  


Sem comentários:

Enviar um comentário