segunda-feira, 12 de maio de 2014

Campanha eleitoral



 Nabiam nega que  vai derrubar futuro Governo do PAIGC

Bissau, 09 Mai 14 (ANG) – O candidato independente, Nuno Gomes Nabiam, refutou as informações segundo as quais, se vier a ser eleito Presidente da República, irá de imediato colocar o  Governo do PAIGC em causa.

Nuno Nabiam, em declarações à imprensa momentos apos o comício popular no sector de Ondame, região de Biombo, respondeu que são comentários normais na politica, porque na democracia cada um é livre de dizer aquilo que entender.

“Acabei de falar da minha relação com o futuro Primeiro-Ministro, o eng° Domingos Simões Pereira. É um homem competente e é isso que o pais precisa. Precisamos de pessoas capazes e dinâmico para fazer o pais avançar. É um amigo, estudamos juntos na ex. União Soviética, nos Estados Unidos e temos muita boa relação”
.
“Não estou a ver a necessidade de Nuno Nabiam ganhar as eleições e derrubar o futuro Governo do PAIGC. Não faz sentido. Estamos na política e portanto cada um é livre de dizer aquilo que entende. Vou trabalhar ao lado do Governo de Simões Pereira, respeitando a separação de poderes e a Lei, para fazer este pais ir para frente uma vez para sempre”, garantiu.

Nabiam frisou contudo que, quem cometer crimes contra esse povo responderá nos tribunais pelos seus actos. Disse que Isso faz parte do seu  sonho.

 “Como sabem; sempre falamos da Lei e da ordem, porque um pais para avançar é preciso, de facto, que haja Lei e para que as pessoas respeitem os princípios básicos da convivência”.

A título de exemplo, indicou que o seu adversário tem processos crimes no Tribunal de Bissau, acrescentando que, se fosse ele, não concorria as presidenciais na Guiné-Bissau.

“Antes dele candidatar seria bom que tratasse desse assunto ao nível de Tribunal que é para ser um homem limpo como eu. Um homem limpo sem casos de roubo, droga, de matanças. Sou um guineense limpo e exemplar”, salientou Nuno Nabiam.

O candidato às presidenciais de 18 de Maio afirmou que a justiça é um elemento fundamental em qualquer sociedade e sem a qual não há ordem.

“Temos que apostar na justiça porque todos nos sabemos dos acontecimentos drásticos que passaram na Guiné-Bissau, matanças sem julgamentos. Os responsáveis desses atos têm que ser trazidas  à justiça, julgados e condenados, porque ninguém está em acima da Lei”, referiu.

Perguntado  se for eleito Presidente da República vai reconduzir as atuais chefias militares, Nabiam respondeu que são cidadãos guineenses e para tal vão ter que tratar da reforma no sector da defesa e segurança de uma forma própria.

Acrescentou que existem muitos generais nas Forças Armadas que têm que ir para a reforma, mas tem que ser um processo muito bem pensado e organizado.

“Sim senhora, se for eleito no dia 18 de Maio, como Presidente da República, vou trabalhar com o futuro Governo para que a reforma seja conclusiva, só que o Governo tem que arranjar meios materiais e financeiros para que seja condigna “disse.

Nuno Nabiam reconheceu que há problemas de excesso de pessoal, salientando que existem generais com mais de 70 anos no ativo.

“Esses problemas têm que ser resolvidos pelo Governo e eu como Presidente da República vou estar ao lado do Primeiro-Ministro para arranjar soluções próprias e resolver de uma vez para sempre a reforma ao nível de defesa e segurança”, referiu.

O candidato à segunda volta das presidências apoiado pelo PRS e vários outros partidos sem assento parlamentar sublinhou ainda que é necessário igualmente fazer reformas no sector público, “porque a Guiné-Bissau é um pais desorganizado e que precisa de uma reforma profunda”.

ANG/AC/SG





            

Sem comentários:

Enviar um comentário