sexta-feira, 23 de maio de 2014

Felicitações

“Feliz conclusão da caminhada à Ordem Constitucional”, diz Ramos Horta

Bissau, 23 Mai 14 (ANG) – O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau, felicitou ao Povo guineense pela “feliz conclusão da longa caminhada de retorno à Ordem Constitucional”, com o anúncio, pela Comissão Nacional de Eleições, dos resultados provisórios da votação na segunda volta das presidenciais.
A felicitação do Ramos Horta consta num Comunicado de Imprensa à que ANG teve acesso, em que saúda igualmente o candidato José Mário Vaz, vencedor das presidenciais e o Nuno Nabiam pela sua conduta serena e apaziguadora demonstrada durante a campanha eleitoral.
O Representante Especial da ONU na Guiné-Bissau felicitou igualmente o futuro Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira, quem considerou de “homem de diálogo e de consensos”, e o PAIGC pela vitória nas legislativas e o PRS segundo partido mais votado.
O ex. chefe de Estado Timorense e Prémio Nobel de Paz, felicitou em particular o Presidente da República de Transição, assim como o Primeiro-Ministro pelas suas lideranças durante um período em que ambos revelaram sentido de Estado, equilíbrio e serenidade.
“Apesar dos numerosos obstáculos e muitas frustrações, exacerbadas pelo estado social, económico e financeiro do pais, os dois estadistas guineenses mereceram reconhecimento por parte da ONU pela forma como geriram o processo de transição”, elogiou Ramos Horta no Comunicado.
A felicitação do Representante da ONU no pais foi estendida às forças políticas, aos candidatos, e seus apoiantes, às Forças de Defesa e Segurança, em particular, ao Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, António Injai
O Nobel da Paz congratula-se com o comunicado à imprensa emitido à 20 de Maio pelo EMGFA, no qual apela a calma aos cidadãos perante a publicação dos resultados preliminares das eleições presidenciais, e em que confirma não haver situações alarmantes tendo reafirmado a subordinação dos militares ao poder politico.
José Ramos Horta congratula-se e agradece a Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), pela sua “inspiradora cooperação” com a Guiné-Bissau, que se encontrava completamente isolada no plano internacional apos o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.
O comunicado refere ainda que, a missão do Representante da ONU na Guiné-Bissau não teria êxito sem as parcerias recebidas da CEDEAO, UEMOA, União Africana, CPLP e União Europeia, a todos os níveis.
Os parabéns de Ramos Horta vão também para a Missão Militar da CEDEAO no pais (ECOMIB), dirigida pelo Comandante Coronel-Major Gnibanga Barro e pelo seu adjunto Coronel Obinna Onubogu e aos militares e diplomatas que sempre souberam agir como tal, gerindo algumas situações difíceis sempre com prudência e eficácia.
Elogiou a equipa da Comissão Nacional de Eleições (CNE) pela persistência, determinação e profissionalismo em particular o seu Presidente, Augusto Mendes.
Felicitou as organizações da Sociedade Civil, os Mídias, a Igreja Católica e os seus bispos, aos pastores da Comissão Evangélica, às venerandas irmãs, e à todas as autoridades tradicionais.
ANG/AC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário