terça-feira, 13 de maio de 2014

Agricultura

SWISSAID lança estudo sobre Agricultura Ecológica na Guiné-Bissau

Bissau, 13 Mai. 14 (ANG) – A Agência Suíça para a Cooperação e Desenvolvimento (Swissaid) promoveu segunda-feira ao lançamento de um estudo sobre Agricultura Ecológica na Guiné-Bissau.

Na cerimónia assistida por técnicos de agricultura e de diferentes instituições públicas e privadas, os promotores do documento informaram que o mesmo visa sensibilizar a todos sobre os riscos de utilização de produtos químicos na produção de alimentos, no meio ambiente e na saúde humana.

O estudo visa trazer melhoria em termos de conhecimentos sobre as práticas tradicionais existentes, assim como o apetrechamento de conceitos teóricos para o reforço de investimento para a promoção da Agricultura Ecológica na Guiné-Bissau.

Na ocasião, Suanda Infonda, que representou o ministério da Agricultura, enalteceu a importância do cultivo ecológico no combate a fome, porque, segundo acrescentou, são as pequenas e medias explorações que garantem a sobrevivência do quotidiano guineense.

Agradeceu e encorajou o SWISSAID a continuar com a política de luta contra a fome, através da promoção da agricultura familiar.

Por seu turno, o encarregado de programa do SWISSAID explicou que a produção ecológica permite a família ter acesso a segurança alimentar, sem causar prejuízos ao meio ambiente e a saúde humana, porque, adiantou, na sua pratica não se utilizam produtos químicos.

“Para tal, não teremos dificuldades em sensibilizar as pessoas, porque a própria agricultura familiar é baseada na produção ecológica, apesar das queimadas, da monocultura, da corte excessiva da floresta e das mudanças climática” explicou Tcherno Djalo e exortou o governo acabar com corte abusivo da floresta

A Agricultura ecológica, segundo definição avançada na altura, trata-se de um sistema de produção que mantém e melhora a saúde do solo, do ecossistema, das pessoas e apoia os processos ecológicos da biodiversidade e os ciclos adaptados as condições locais.


ANG/LPG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário