sexta-feira, 30 de maio de 2014

Investidura


Novo Parlamento toma posse no dia 13 de Junho

Bissau, 30 Mai 14 (ANG) – O novo parlamento da Guiné-Bissau toma posse no dia 13 de Junho e não seis de Junho conforme desejou o presidente da Republica de Transição, Manuel Serifo Nhamajo.

O anúncio foi feito quinta-feira pela Comissão Nacional de Eleições (CNE,) através de um comunicado.

"A CNE, no pleno exercício das suas atribuições, comunica que está marcada para 13 de Junho a investidura dos deputados para a nova legislatura da ANP", refere o comunicado assinado por Augusto Mendes, Presidente da CNE.

O Presidente de Transição, Serifo Nhamadjo, tinha sugerido na quarta-feira que o parlamento fosse empossado à 06 de Junho, dia previsto para uma visita a Bissau do primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão.  

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as eleições legislativas no dia 13 de Abril com maioria absoluta e vai ocupar 57 dos 102 lugares da ANP.  
Em segundo lugar ficou o Partido da Renovação Social (PRS), que já era o principal partido da oposição, e que vai ter 41 deputados.  

O Partido da Convergência Democrática (PCD) elegeu dois deputados, o Partido da Nova Democracia (PND) vai ocupar um lugar, assim como o União para a Mudança (UM).  

Os novos deputados são investidos para um mandato de quatro anos.

As eleições legislativas assim como as presidenciais que a 18 de Maio deram a vitória a José Mário Vaz) foram os primeiros actos eleitorais após o golpe de Estado de Abril de 2012 e que deverão permitir o regresso à ordem constitucional.

ÂC/SG 


Sem comentários:

Enviar um comentário