quarta-feira, 21 de maio de 2014

Eleições presidenciais

Nuno Nabiam não concorda com resultados eleitorais publicados pela CNE

Bissau,21 Mai 14 (ANG) - O candidato presidencial independente, Nuno Gomes Nabiam afirmou que os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) não correspondem com os da sua Directoria de Campanha.

Em declarações à imprensa à saída de um encontro com o Presidente da República de Transição, em que também tomaram parte o candidato eleito, José Mário Vaz, as chefias militares e outras personalidades nacionais e internacionais, disse que irá dar uma conferência de imprensa hoje, dia 21 para anunciar a sua posição.

Entretanto, a  directoria de Campanha de Nuno Gomes Nabiam, realizou  na Terça-Feira uma conferência de imprensa, onde afirma que não  reconhece os resultados provisórios anunciados pela CNE, “porquanto não traduzem aquilo que foi a expressão da vontade popular, manifestada            nas urnas”.

Num comunicado lido por Joaquim Baldé,do gabinete estratégico, a directoria  disse que irá proceder a impugnação dos resultados perante as instâncias competentes, nomeadamente a CNE e os Tribunais, porquanto “em muitas regiões do pais e Mesas de Votos foram registadas fraudes graves que põem em causa a transparência e a justeza do processo e dos resultados eleitorais”.

Numa primeira declaração após o anúncio dos resultados eleitorais, o candidato vencedor das presidenciais, José Mário Vaz, disse que chegou a hora dos guineenses mudarem a página, acrescentando que o pais vai agora conhecer um novo rumo da sua história.

Entretanto o Estado-Maior General das Forças Armadas, através de um Comunicado assinado pelo general António Indjai, apelou a calma e ao respeito pelos resultados eleitorais.

“Não há situações alarmantes pois a  s Forças Armadas são submissas ao poder político”, disse o EMGFA no seu comunicado, frisando que respeitam e respeitarão o veredicto saído das urnas, facto que justifica a vontade do povo.

A saída do encontro com o Presidente da República de Transição, o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas António Indjai e o candidato vencedor das presidenciais, José Mário Vaz, surgiram frente ao Palácio Presidencial de mãos dadas e braços erguidas a saudarem multidões que se dirigiu a sede do PAIGC  para manifestar a vitoria do JOMAV. 

ANG/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário