quinta-feira, 22 de maio de 2014

Navegação



Instituto Marítimo reitera combate à insegurança no mar

Bissau, 23 Mai 14 (ANG) - O Instituto Marítimo e Portuário da Guiné-Bissau (IMP) reiterou o empenho no combate a insegurança marítima no país, principalmente neste período chuvas.

Em entrevista exclusiva à ANG, o Capitão dos Portos da Guiné-Bissau, Mário Gomes informou que aquela instituição determinou que, todas as pirogas de transporte de passageiros devem ter colectes “salva-vidas” correspondentes ao número de passageiros que levam, bem como dispor de reserva de combustíveis, saldo no telefone dos elementos da tripulação, dois motores de reserva e água potável.

“Se uma canoa for apanhada a navegar sem reunir os requisitos de segurança exigidos, irá pagar multa, de acordo com a gravidade da infracção cometida, e que poderá ser no máximo até um milhão de francos CFA”, explicou Mário Gomes.

Informou que o Instituto Marítimo Portuário dispõe actualmente de 18 Delegacias em todo o território nacional com seus respectivos delegados que fiscalizam se as embarcações estão ou não em condições de viajar.

Acrescentou que, se uma canoa for apanhada a cometer infracçao, os Delegados Marítimos têm autorização para, de imediato, retirar-lhe o motor e aplicar a multa correspondente.

“Nota-se que os passageiros usam salva-vidas no Porto, mas durante a navegação retiram-nas justificando que são quentes e sujas, sobretudo no tempo de calor. É melhor ficar com sujeira em vez de perder a vida”, criticou o Capitão dos Portos da Guiné-Bissau.

Mário Gomes pediu aos pilotos das pirogas a denunciarem comportamentos de género junto das Delegacias existentes nas diferentes ilhas, a fim de combater tais comportamentos.

Segundo Gomes, até ao momento não foi registado nenhum caso de acidente marítimo no pais. ANG /AALS /LPG



Sem comentários:

Enviar um comentário