terça-feira, 20 de maio de 2014

CEDEAO

África Ocidental defende levantamento de sanções contra a Guiné-Bissau

 

Bissau, 20 Mai 14 (ANG) - A missão de observadores eleitorais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) defendeu hoje que é tempo de levantar sanções à Guiné-Bissau, depois de eleições consideradas bem-sucedidas.

 

"A missão de observadores eleitorais da CEDEAO exorta todos os parceiros  de desenvolvimento a acelerar o levantamento das sanções impostas ao país",  anunciou a organização regional em comunicado. 

O documento defende ainda que deve ser alargada "assistência técnica  e financeira para a realização das tarefas" que se seguem às eleições.
A CEDEAO acompanhou a segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, realizada no domingo, com 120 observadores espalhados por todo o país e  considera que a ida às urnas decorreu de forma "livre, justa e transparente".
A Guiné-Bissau aguarda agora que a Comissão Nacional de Eleições (CNE)   divulgue os resultados da votação para saber se será José Mário Vaz ou Nuno  Nabian a ocupar o Palácio da Presidência.
A CEDEAO faz duas recomendações ao novo Presidente guineense: que seja  dada "prioridade a uma abordagem inclusiva da governação, como forma mais  segura para forjar um consenso nacional e mobilizar todas as forças do país  em tarefas pós-eleitorais urgentes". 
Exorta ainda a nova administração a facilitar a adopção e implementação  de "um vasto programa de reformas que inclua o diálogo e a reconciliação  nacional". 
Os apelos são extensivos também à nova Assembleia Nacional Popular,   eleita a 13 de Abril e em que o Partido Africano da Independência da Guiné  e Cabo Verde (PAIGC) terá maioria absoluta.   

ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário