segunda-feira, 5 de maio de 2014

Petróleo


DG da Petroguin não confirma abertura de um dos blocos no mar guineense

Bissau, 05 Mai 14 (ANG) – O Director-geral da empresa guineense de petróleo (PETROGUIN), disse desconhecer as informações avançadas pela RFI, segundo as quais duas empresas de prospeção petrolífera teriam agendado para Março próximo a abertura de um poço para avaliação do petróleo no mar da Guiné-Bissau.

“Infelizmente não tenho esta informação. Só depois de termos informações credíveis é que poderemos pronunciar sobre o assunto”, respondeu António Serifo Embalo quando questionado pela imprensa no último fim-de-semana.

Numa das suas edições do passado dia 02, a RFI anunciou que as empresas “Svenska” e a “Premier Oil” teriam agendado para o primeiro trimestre de 2015 a abertura de um poço num dos blocos no off-shore e cujo resultado seria depois avaliado em termos de qualidade comerciável e quantidade de produção.

O DG falava no final de uma palestra promovida por uma missão da companhia de petróleo de Timor-Leste que veio ao pais convidar o Estado guineense a integrar um possível consórcio a estabelecer com os países da Comunidade das Nações falantes da Língua Portuguesa (CPLP), e que visa a partilha de experiencias no domínio de  exploração do carboneto.

Na ocasião, o Presidente da companhia de petróleo de Timor leste esclareceu que a missão é constituída pela companhia Timor-Galp e a Autoridade Nacional do Petróleo que é o órgão regulador da indústria petrolífera daquela nação asiática.

“A missão é para convidar os países da CPLP a integrar a iniciativa do executivo timorense de formar um consórcio das companhias petrolíferas nacionais, essencialmente nacionais para proceder a exploração num bloco on-shore em Timor-Leste”, explicou Francisco Monteiro.

Este responsável esclareceu que o governo do seu pais teria já designado um quarto da área para a exploração do futuro consórcio de companhias nacionais da CPLP.

Falando concretamente sobre a missão, Monteiro informou que a missäo já se reuniu com o Ministro dos Recursos Naturais, Certorio Biote e com o Primeiro-ministro, Rui Barros, aos quais informou do objectivo da sua vinda à Bissau.

Procedeu-se a apresentação da maneira como é feita a exploração do petróleo e gestão dos seus recursos em Timor Leste aos  colegas da Petroguin e  aos jornalistas.


Segundo Gualdino da Silva, responsável da companhia petrolífera de Timor-Leste, a indústria de exploração iniciou muito recentemente, ou seja, depois do pais ter ascendido à independência ocorrida há 12 anos.

ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário