domingo, 21 de junho de 2015

Acordo Parlamentar

ANP e a sua congênere de Portugal assinam acordo em diversas áreas

Bissau 19 jun. 15 (ANG) – A Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau (ANP) e a sua congênere de Portugal assinam esta sexta-feira em Bissau vários acordos de cooperação nomeadamente nas áreas técnica, legislativa, informática e comunicacional.

O anuncio foi feito hoje pela presidente da Assembleia da República portuguesa, Assunção Esteves quando discursava, no hemiciclo numa sessão parlamentar especial promovida por ocasião de sua visita de trabalho à Guiné-Bissau.

“Aqui celebramos, a um tempo, uma cooperação e um projecto. Um projecto comum em que os parlamentares se dão as mãos num alcance de mundo. Da cooperação técnica à cooperação política. Numa base de reciprocidade, numa troca fértil entre iguais. Esse é o paradigma da cooperação que queremos”, disse.

Segundo Assunção Esteves, o sucesso político da Guiné-Bissau significa a felicidade das lideranças criadoras, felicidade de um povo inteiro que é, afinal, a razão de ser delas. E que vai muito para além das fronteiras, pois é também movimento para a frente no desenvolvimento humano da região de África, contributo para uma ordem mundial em equilíbrio.

Para a deputada portuguesa as lideranças da Guiné assumem no momento a tarefa de um processo de reconciliação que convoca a todos. Um processo participado e inclusivo.

“A aposta na resiliência das instituições democráticas garantirá a afirmação do Estado guineense e o seu papel nas organizações regionais de inserção na CPLP e em outras instancias internacionais.”, afirmou.

Assegurou que o Portugal sempre persistiu no seu apoio ao povo da Guiné-Bissau.

No entanto disse que só com a estabilidade e a confiança é que cresce a ajuda externa e a economia necessária à justiça da distribuição e ao bem-estar de um povo.

Por sua vez o presidente da Assembleia da Guiné-Bissau, a ocasião demonstra a vontade do seu parlamento em continuar a reiterar o seu empenho na colaboração permanente e no desenvolver das relações, não só com o Portugal, mas também com outros países e outras organizações em que o país se encontra.

ANG/FGS

Sem comentários:

Enviar um comentário