segunda-feira, 29 de junho de 2015

Ensino


Ministra da Educação mobiliza meios para desenvolvimento do sector

Bissau 29 Jun. 15 (ANG) – A ministra da Educação, Odete Semedo termina hoje a sua visita de trabalho com parceiros do sector de educação de Portugal.

Ministra da Educaçao num encontro em Portugal
Em lisboa desde o dia 24 do corrente, a governante guineense manteve vários encontros com os parceiros ligados particularmente aos domínios de formação e de reforço da capacidades institucionais, para o desenvolvimento do sector do ensino guineense.
  
Segundo uma nota da assessora da Ministra  publicada na página de facebook ,Odete Semedo recebeu garantias de concessão de bolsas de estudos para cursos profissionais em deferentes domínios, tais como de formação de formadores e de professores a nível de Licenciatura e Mestrado, para estruturação curricular  na Universidade Amílcar Cabral (UAC), e para  a criação de uma Escola Agrária.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente do Instituto Politécnico de Viana de Castelo, Odete Semedo e Rui Ferreira se comprometeram em reactivar a cooperação entre  a Guiné-Bissau e Portugal no domínio da formação de professores, interrompida com o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

De acordo com a nota ,Odete Semedo se encontrou igualmente com Associação dos Estudantes na “Casa da Guiné” no Porto, tendo-se  inteirado das suas situações.
Na ocasião, os estudantes apresentaram os seus problemas de dia-a-dia, a falta de apoios para os estudos, dificuldades em obter documentos para continuação dos estudos superiores, entre outros.

Em jeito de resposta, a ministra  esclareceu aos estudantes que, no que se refere aos seus direitos à bolsas de estudo para os cursos profissionais,  que as candidaturas só agora vão  ser abertas  mas para  estudantes residentes no país, dependendo do critério do doador.

A governante solicitou a “Casa da Guiné” em Portugal, no sentido de apoiar aos  estudantes com problemas de documentos e outras dificuldades.

A Associação dos Estudantes da Guiné no Porto conta com 52 elementos, dos quais 20 estão a estudar, 12 abandonaram os seus estudos e 17 já terminaram os seus cursos.

A ministra da Educação prevê para hoje, ultimo dia da visita à Portugal, um encontro com o Reitor da Universidade do Minho, António Cunha e com responsáveis da  Porto Editora para recolha de livros. ANG/MSC/SG





    
   

Sem comentários:

Enviar um comentário