sexta-feira, 5 de junho de 2015


Direcção Geral da Viação Terrestres cria condições para transporte de deficientes

 
Bissau,05 Jun 15 (ANG) - Os deficientes físicos da Guiné-Bissau vão passar a dispor de pelo menos dois lugares exclusivos e rampas de acesso em cada linha de transporte Semi-urbanos(Toca-tocas) da capital Bissau.

 
Em declarações à imprensa hoje, momentos após o lançamento do primeiro “Projecto de Transporte Eficiente”, o Director Geral da Viação e Transportes Terrestres, disse que na fase inicial três viaturas em cada linha de Toca-Tocas da capital vão dispor das referidas condições para transportar os deficientes.

 Abubacar Paralta avisa  aos proprietários das viaturas que serão abrangidas com o sistema de que não precisam de se alarmar pela perda de alguns lugares porque serão compensados com algumas isenções .

O Director-gerall da Viação sublinhou que os deficientes beneficiarão  ainda  da redução de 50 por cento nos  custos globais das tarifas cobradas nos transportes semiurbanos( toca-tocas).

 Paralta explicou que o sistema será igualmente alargado para os autocarros de transportes público como acontece em muitos países africanos e europeus.

 A Presidente da Federação das Associações de Defesa e Promoção de Pessoas com Deficiência, Filomena Said afirmou que só uma sociedade aberta, flexível e tolerante que respeita e valoriza as diferenças e diversidades pode conseguir uma melhor qualidade de vida de todos os seus cidadãos.

 
Said disse que é  responsabilidade do Governo proceder a ratificação e a implementação da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência e a adopção de uma Agenda Nacional para esta camada da população.

 O Presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários da Guiné-Bissau (ASTRA), assegurado que os transportadores irão respeitar escrupulosamente e a letra  toda a legislação e regulamentos dos transportes colectivos em relação a  camada dos deficientes. ANG/ÂC/SG        

  

 

 

 

 

 

   

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário