sexta-feira, 12 de junho de 2015

Prevenção Ébola




Autoridades sanitárias reforçam vigilância junto a fronteira com Guiné-Conacri

Bissau, 12 Jun 15 (ANG) - O Ministério da Saúde da Guiné-Bissau reforçou medidas de vigilância contra a ébola nas regiões de Gabú e Tombali que fazem fronteiras com Boke, região da Guiné-Conacri afectada recentemente pela doença.

A informação foi dada hoje em Bissau pelo Presidente do Instituto Nacional da Saúde (INASA), Plácido Cardoso, durante uma conferência de imprensa na qual anunciou as medidas preventivas adoptadas para fazer face ao novo aparecimento da  doença em Boke.

Plácido Cardoso disse que, para além do reforço de vigilância, através de registo de entradas de pessoas na Guiné-Bissau, estão a ser levadas a cabo acções de formações às unidades sanitárias do país.

A partir de segunda-feira, 15, iniciar-se-á um curso de “respostas rápidas” nas regiões de Tombali, Gabu e nas ilhas dos Bijagós, abrangendo não só técnicos de saúde, mas também ONGs e as forças de defesa e seguranças instaladas nestas localidades.

 Cardoso desaconselha aos guineenses, particularmente os que residem junto a fronteira com a Guiné-Conacri, viagens desnecessárias à zonas afectadas nesse país.

Recomenda o contacto, o mais depressa possível as estruturas de saúde mais próxima, em caso de verificação de sintomas tais como alta temperatura, vómito (com sangue) e diarreia.

Aconselha que seja evitado o contacto directo aos doentes, a lavagem sempre das mãos com água e sabão e o cumprimento da decisão do governo que proíbe a realização de feiras populares e cerimónias tradicionais, como “toca choro”.

Segundo o informe semanal da OMS, o caso que resultou numa vítima mortal foi detectado na prefeitura de Kamsar,  na região de Boke que faz fronteira a zona sul e lesta com a Guiné-Bissau.

 A vítima estava na lista da OMS por suspeita de ter estado em contacto com os doentes infectados.

Entre um e sete deste mês, de acordo com a OMS, houve 16 novos casos de ébola em toda a Guiné-Conacri e o da região de Boke, em Kamsar, foi o único que surgiu no norte do país, 

Apesar de a  ébola ainda persistir na Guiné-Conacri e Serra-Leoa, a Nigéria e a Libéria já foram declarados livre desta doença que já provocou milhares de vitimas mortais. 

ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário