segunda-feira, 1 de junho de 2015

Visita de Muhamed VI




Reino de Marrocos doa oito geradores às autoridades guineenses

Bissau, 01 Jun 15 (ANG) - O Rei Muhamed VI procedeu no último fim-de-semana a doação de oito grupos de geradores às autoridades da Guiné-Bissau para o reforço das capacidades de distribuição de água potável em Bissau.

A doação marcou o fim da visita do Rei à Guiné-Bissau feita à convite do Presidente José Mário Vaz.

Em declarações à imprensa, o Ministro da Energia marroquino afirmou que esta ajuda avaliada em 240 milhões de Francos cfa irá ajudar a Guiné-Bissau na resolução da crise da água em Bissau.

Foud Douri informou ainda que, se tudo correr como previsto, a curto ou médio prazos, este reino magrebino irá instalar em Bissau, geradores térmico ou hidroeléctrico para a produção de energia entre 30 e 40 Mega Watt.

 René Barros, Director Geral de Empresa de Electricidade e Água da Guiné-Bissau agradeceu o donativo marroquino e acrescenta que o mesmo é importante para o funcionamento desta empresa pública, tendo em conta as dificuldades que a mesma enfrenta sobretudo, no domínio da água.

Abordado pelo repórter da ANG sobre a renovação das obsoletas redes de distribuição de água nas diferentes artérias da capital, das quais algumas datam da época colonial, este responsável admite a possibilidade de as mesmas vierem a ser mudadas, no quadro da Convenção assinada durante a visita do Rei de Marrocos ao país. 

Para além dos oito geradores, também fazem parte desse donativo, oito electrobombas e oito sistemas de tratamento de água que, segundo o DG da EAGB, a Guiné-Bissau “nunca tinha”.

A capital, Bissau, segundo fontes da EAGB, precisa de produzir pelo menos 30 Megawots para assegurar o fornecimento regular de energia.

Rei Muhamed VI de Marrocos é o primeiro monarca a visitar a Guiné-Bissau desde a sua independência em 1973. Para muitos analistas, as relações com Rabat pode contribuir para o relançamento da economia do país e a promoção de sua imagem no plano externo.  

Após uma visita de amizade e trabalho de três dias, Mohamed VI deixou Bissau sábado no prosseguimento do seu périplo   à quatro países africanos: Senegal, Guiné-Bissau, Costa do Marfim e Gabão. 

Com as autoridades guineenses foram assinados 16 acordos nos domínios de energia, agricultura, pescas, saúde, protecção social entre outros.

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário