segunda-feira, 29 de junho de 2015

Apoio financeiro


BM disponibiliza cerca de 80 milhões de dólares para produção de energia eléctrica  

Bissau, 29 Jun 15 (ANG) - O Banco Mundial vai disponibilizar 78 milhões de dólares, em Setembro, para financiar a construção da linha de distribuição de energia eléctrica da barragem de Kaleta, da Guiné-Conacri para a cidade de Bissau.

Ministro da Economia e das Finanças
Um acordo neste sentido foi rubricado dia 25, da parte guineense pelo seu representante permanente junto as Nações Unidas e testemunhada pelo Ministro das Finanças, Geraldo Martins.

O anunciou foi feito no ultimo fim-de-semana pelo ministro Geraldo Martins numa conferência de imprensa no ultimo  fim-de-semana, em Bissau.

O governante explicou que despois de concluídos os procedimentos administrativos, os fundos estarão disponíveis  e espera-se que com isso se possa aumentar a produção da energia em Bissau na ordem de 32 megawatts.

Geraldo Martins sublinhou que antes disso, o governo vai lançar um concurso publico para o recrutamento da empresa que  encarregar-se-á da execução das obras da construção da referida linha de alta tensão.

A Guiné-Bissau possui a sua quota na barragem de Kaleta, que recentemente entrou em funções naquele pais vizinho, no âmbito da Organização para o Aproveitamento do Rio Gambia (OMVG).

A linha de distribuição deve passar pelas localidades de Bambadinca, Jugudul e Safim antes de chegar à Bissau.

O ministro esteve recentemente em missão de serviço em Moçambique, Portugal e nos Estados Unidos da América.

Em Moçambique, Geraldo Martins participou na assembleia anual do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID).

No encontro paralelo que manteve com responsáveis desta instituição, financeira ficou acordado a deslocação, no fim do período de Ramadão,( em Julho), de uma missão do BID à Bissau para identificar as áreas que o banco prometeu financiar àquando da realização da Mesa Redonda, em Março passado.

Está igualmente agendada para breve a vinda ao pais de uma outra delegação, desta feita, do Banco Árabe de Desenvolvimento (BADEA), que "eventualmente" será chefiada pelo próprio presidente do organismo.

O objectivo da vinda do BADEA é para conhecer de perto os projectos aos quais o banco prometeu aloucar os 20 milhões de dólares anunciados na reunião de Bruxelas.

Na sua passagem por Portugal, Geraldo Martins, manteve em Braga um encontro com um grupo de empresários portugueses com o qual discutiu as oportunidades de negócios na Guiné-Bissau.

 ANG/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário