terça-feira, 9 de junho de 2015


Ensino

Governo e SINDEPROF assinam memorando de entendimento

Bissau 09 Jun 15 (ANG) – O governo e o Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), assinaram segunda-feira, um Memorando de Entendimento que detrmina a anulaçäo da segunda vaga de greve de três dias pevistas para os dias 9,10 e 11 de Junho, no sector do ensino publico
Vista do Ministério da Educação Nacional

O referido acordo prevê a harmonização de salarios, após a entrega de documentos comprovativos, dos professores que serão reencaminhados para o Ministério da Educação Nacional para  efeitos de reclassificação profissional.

No Memorando o governo compromete-se a pagar, no decurso desta semana, dois dos três meses de salários correspondentes ao ano 2013 e Janeiro de 2015 para os professores de novos ingressos e contratados.

Relativo ao resto remanescente de 2013 e  fevereiro de 2015, o governo promete pagá-los no mês de Agosto do ano em curso.

No que toca a diuturnidade de 2014, ficou acordado o pagamento da diferença ao pessoal docente ainda esta semana.

Relativamente ao pagamento dos12 meses de diuturnidade referente aos anos 2011 e 2012, com excepção das dívidas que entraram no quadro da dívida interna, ficou acordada a criação de uma Comissão de Seguimento que será encarregue de acompanhar a viabilização do memorando para a agilização do respectivos pagamentos.

O Presidente do Sindeprof disse estar confiante na predisposição do governo de cumprir  os acordos assinados entre as partes, por isso apelou a todos os professores a retomarem as  aulas.

Relativamente a harmonização das letras e o Estatuto de Careira Docente que foram criadas e que não estao a ser cumpridas na sua totalidade desde 2011,  Laureano Perreira afirmou que foi instituída uma Comissão Técnica que será responsável pela sua aplicação integral num  curto prazo de tempo.

Para o Diretor Geral de Planificação, Estudos e Avaliação do Sitema Educativo, Mamadu Saliu Djassi, os problemas do sector serão definitivamente resolvidos, escalonados em tempo de acordo com os recursos disponiveis.

Mamadu  Djassi defendeu a seleção do ensino como prioridade nacional, por isso louvou o bom senso das partes através das cedências feitas e no  compromisso assumidos no memorando para a salvaguarda do ano lectivo a findar.

Por sua vez, o Secretário Executivo do Conselho Permanente da Concertação Social, José Infanda, disse que o consenso entre as partes será prosseguido de um cumprimento do acordado pelos Ministério das Finanças, da Função Pública e da Educação Nacional. 

No  ambito das suas reivindicaçöes os professores  afectos ao SINDEPROF , um dos dois sindicatos dos docentes, observaram na semana passada uma greve de três dias .ANG/FGS/ÂC/SG                                                                                                                      

 

Sem comentários:

Enviar um comentário